campanha, Notícias, Operação Ondas Limpas

Sea Shepherd retira 160kg de resíduos e redes de pesca em ações de limpeza e conscientização em Itapoá e Curitiba

Voluntárias recolhem rede de pesca em Santa Catarina

Nas últimas semanas, o Núcleo Paraná da Sea Shepherd agiu em duas frentes: uma limpeza na Praia de Itapoá retirando restos de rede de pesca da areia; e uma ação de limpeza com campanha de conscientização em Curitiba.

Santa Catarina: Embora possa parecer algo simples, retirar redes da praia pode ser bem complicado. Isso porque é um lixo normalmente grande, fácil de se prender em outros objetos, assim como também de enroscar em nossos voluntários na hora de sua retirada. No segundo dia de limpeza, após quase 2 horas recolhendo resíduos plásticos da areia da Praia de Itapoá, mais uma rede foi encontrada – dessa vez, enroscada em pedras e outras formações naturais presentes no local.

Voluntárias recolhem rede de pesca em Santa Catarina

Foram cerca de 50 minutos de muito esforço para que as voluntárias Amalia Pereira e Barbara Carvalho conseguissem desemaranhar o resíduo abandonado, que estava completamente enrolado e repleto de nós.

Com a ajuda do pescador e morador local Giovani de Jesus, as voluntárias conseguiram arrastar o enorme enrolado de redes e cordas para fora do mar. Giovani contou que a maioria das redes é frequentemente descartada pelo caminho, sem conscientização ou o cuidado necessário para que elas não prejudiquem a fauna ou a flora marinha.

Ao todo, aproximadamente 80 kg de rede foram retirados do local nesta ação. A Sea Shepherd se preocupa com o impacto que o descarte incorreto de redes, cordas e outros resíduos gerados pela pesca e outras ações tem em nossas praias e, por isso, trabalha para conscientizar e oferecer soluções para garantir um oceano mais limpo e seguro para todos os seres.

Domingo de limpeza em Curitiba

Curitiba: Em pleno Domingo, dia de descanso para muita gente, as voluntárias Patricia Lisboa e Carolina Murakami, junto com Amalia Pereira, coordenadora do Núclero Paraná da Sea Shepherd Brasil, fizeram parte da 4° Ação de Limpeza na Praça Antonio Bertoli.

A cidade é considerada a Capital Ecológica e a Sea Shepherd está investindo em projetos de ações de limpeza próximos a rios e córregos, focando na educação ambiental, além da retirada dos resíduos descartados incorretamente.

Depois do trabalho de remoção, o local foi sinalizado com placas educativas, para conscientizar as pessoas sobre o lixo que produzem e que, uma vez descartado impropriamente, pode nunca ser retirado e acabar chegando ao mar.

Os resíduos foram classificados, separados, contados, pesados, e por fim descartados para a coleta seletiva. Foram 1.228 itens, com o peso de 81kg e nada menos que 33 sacos de lixo.

Entre os materiais coletados estão máscaras contra covid, 6 isqueiros, 70 embalagens em isopor, 242 sacolas plásticas, 72 rótulos de embalagens, 31 tampinhas de garrafas, 33 embalagens de cigarros, 62 copos plásticos, 76 pedaços de fios elétricos, 49 bitucas, 259 garrafas PET, 36 peças de roupas, 19 pés de calçados, 6 sacos de cimento, 2 de cal, 116 sachês de maionese, ketchup e mostarda todos com as embalagens fechadas.

Voluntárias com lixo recolhido e placas de conscientização

Ações assim são importantes para conscientizar a população. Pequenas atitudes, como recusar o máximo possível de sacolas e outros plásticos contribuem com a vida selvagem com o oceano e com o planeta.

Veja fotos das ações: