Firme seu compromisso pelo oceano
Som do Oceano 2021 - 5 a 11 de Junho: Webinars a partir das 19h

JUNTOS PELO OCEANO

Há anos que o planeta vem dando sinais de emergência climática e um possível colapso. Falamos na urgência em mudar hábitos de consumo, adotar medidas sustentáveis e ampliar ações de conservação, mas existe uma nítida discrepância na forma como tratamos os ecossistemas terrestres e o oceano. Nossa fonte soberana de oxigênio, o verdadeiro pulmão do mundo, vem sendo negligenciado pelas pessoas e pelos governos. A própria ONU (Organização das Nações Unidas) criou a Década do Oceano, de 2021 a 2030, para chamar a atenção da humanidade para a urgente necessidade de olhar para além do verde, também o azul.

Ainda há tempo de agir! Precisamos pressionar os políticos a incluírem o oceano em seus planos de governo. 

Leia na íntegra a carta para as possíveis lideranças nos próximos mandatos 2023/2030 e ajude a priorizar o oceano.

POR QUE INSERIR O OCEANO NAS PAUTAS?

Polvo

A maioria dos animais selvagens marinhos são tratados como produtos, pescados em toneladas, sem controle ou fiscalização, enquanto animais selvagens em terra são protegidos por leis contra a caça, comércio e posse.

Área protegida do mar brasileiro

Enquanto 31% da parte terrestre do Brasil possui leis de proteção permanente (17% de áreas de proteção permanente + 14% de terras indígenas), no mar somente 2.5% de nossa zona soberana é protegida permanentemente.

Incidentes com animais no mar nos amedrontam, estimulando medidas extremas de matança e separação, como se fossemos os donos do mar.

 

Pulmões humanos com textura de peixes
O oceano é responsável pela produção de mais de 50% do oxigênio que respiramos, controla o clima e absorve 90% do calor causado pela mudança climática. E ainda abriga 80% da biodiversidade do planeta.

 

Garrafa plástica boiando

O Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo, recicla menos de 2% disso e ainda é responsável por 2 milhões de toneladas de lixo que vazam para o mar todos os anos devido à falta de gestão de resíduos.

Rede de pesca
25 milhões de animais marinhos são impactados pela pesca fantasma no Brasil por ano. Aproximadamente 580 kg de redes são perdidas diariamente em nossa costa.

Quais são as consequências da falta de pautas que considerem o oceano?

  • Locais ricos em biodiversidade marinha são explorados pela pesca, turismo e desenvolvimento costeiro, sem qualquer controle;
  • Aumento da pesca predatória, sem controle e fiscalização, colocando populações de animais marinhos em risco de extinção;
  • Falta de relatórios que reportem dados de pesca – o Brasil não reporta dados de pesca para a FAO – ONU desde 2014;
  • Planos de Gestão defasados e incompletos que, muitas vezes, carecem de embasamento em pesquisas científicas que respeitem os limites biológicos das populações das espécies;
  • Falta de investimento em pesquisas científicas no ambiente marinho;
  • Aumento de riscos de danos e desastres ambientais e,
  • Aumento da pesca ilegal.

 

Na hora de votar, não esqueça do oceano! 

Ao escolher as candidaturas que melhor te representam e representam os seus valores e ideais, lembre-se do compromisso com o oceano.

A Sea Shepherd é uma organização não governamental sem fins lucrativos e apartidária. Não estamos aqui defendendo absolutamente nenhum partido político e não vamos nos posicionar de forma favorável ou contrária a nenhum candidato. Nosso objetivo é chamar a atenção de todos os cidadãos para uma causa de vital importância para a sobrevivência da espécie humana, a saúde do oceano.

A HORA DE AGIR É AGORA

Pedimos para que você se junte a nós neste compromisso:

  1. Tome o compromisso de contribuir mensalmente para a nossa missão de conservação da vida marinha tornando-se um Guardião do Oceano.
  2. Se inscreva para fazer parte da carta oficial de compromisso pelo oceano da Sea Shepherd e fique informado sobre como ajudar mais.
  3. Repense seus hábitos diários pelo oceano.
  4. Converse sobre o assunto. Compartilhe em suas mídias sociais sobre a urgência em agir, com a hashtag #CompromissoPeloOceano. Siga nossas redes: Instagram, Facebook, Twitter

CONHEÇA MANEIRAS DE FIRMAR SEU COMPROMISSO:

Seja um Guardião do Mar

A melhor maneira de ajudar a Sea Shepherd Brasil é tornando-se um Guardião do Mar através de doações mensais.

Voluntariado

Venha ser voluntário na Sea Shepherd Brasil e participe de nossas ações.

Embaixadores

Colabore em sua área de atuação para desenvolver campanhas e sensibilizar seu público.

Empresa Amiga

Cadastre seu negócio como Empresa Amiga da Sea Shepherd e mostre que está do lado certo.