campanha, Notícias, Operação Ondas Limpas

Sea Shepherd Brasil e Comunidade Local Unem Forças para Limpar o Ribeirão dos Padilhas

Uma parceria de sucesso para preservar o meio ambiente em Curitiba

A Sea Shepherd Brasil, renomada organização de conservação marinha, juntou-se à comunidade local em Curitiba para realizar uma série de atividades destinadas a preservar o Ribeirão dos Padilhas.

As atividades começaram com a conscientização sobre a Campanha Ondas Limpas da Sea Shepherd Brasil na feira O Mundo Vegano, realizada no mês de julho, que despertou o interesse do Professor Leandro Barbosa, que dá aulas na Escola de Futebol Avante Ferroviaria às margens do Ribeirão dos Padilhas, preocupado com o acúmulo de lixo no Ribeirão dos Padilhas. Essa preocupação levou a uma série de ações em conjunto.

Inicialmente, uma visita ao local revelou a extensão do problema, com montanhas de resíduos tanto dentro quanto fora do Ribeirão dos Padilhas. Devido à grande quantidade de lixo, Amália Pereira, representante da Sea Shepherd Brasil em Curitiba, junto com o Professor Leandro e o Sr Zezinho proprietário da Escola de Futebol Avante Ferroviaria buscaram assistência especializada em seu bairro.

Uma reunião com a Administração Regional do Boqueirão resultou em uma parceria sólida, envolvendo o Administrador Ricardo Dias e o Coordenador Técnico  Alessandro Presznhuk,   atendendo a nossa solicitação, prontamente,  que entrou em contato com  Andreia Gimenez  professora e educadora, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba agendando uma visita ao local.

A Sea Shepherd Brasil aproveitou a oportunidade para apresentar nossa missão e preocupações com o Ribeirão dos Padilhas. O apoio foi imediato.

Uma visita de inspeção subsequente com o Alessandro Presznhuk,  da Administração Regional do Boqueirão e  Andreia Gimenez, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, revelou a necessidade de ações imediatas, com limpeza pública. Foram identificados muitos lixos adicionais, bem como a necessidade de recuperação de tubulações soltas e contenções deslocadas com a erosão, as quais  já estão sendo reparadas pela Equipe da Secretaria de Obras Públicas.

Durante os ultimos dias  Andreia Gimenez realizou palestras em duas escolas locais, que nos receberam com muita alegria, o CEI Creche Lar Dona Nenê e o Colégio Estadual João Paulo II, ambos às margens do Ribeirão dos Padilhas. Durante uma  dessas apresentações, a Família Folhas esteve presente com apresentação teatral de cuidados com o destino final do lixo. A Sea Shepherd Brasil teve a oportunidade de compartilhar informações sobre nosso trabalho e objetivos com os estudantes. Doamos placas educativas com frases sobre os cuidados que devemos ter com a nossa terra, nosso entorno, rios e oceanos para colocar nas proximidades da ação de limpeza.

Apesar das condições climáticas adversas, com chuva e frio, uma equipe de Limpeza Pública foi enviada para uma limpeza abrangente dentro e fora do Ribeirão dos Padilhas. 

Resultado dessa ação de limpeza foram retirados 4 caminhões de lixo de dentro do Ribeirão e no seu entorno, foram mais  de 8 toneladas de resíduos em uma extensão aproximada a 1 km as margens desse rio.

Durante essas ações, foram envolvidos os estudantes locais, que demonstraram grande entusiasmo e dedicação.

Embora uma ação subsequente planejada para 26 de agosto tenha sido afetada pelo clima, a  Sea Shepherd Brasil esteve presente e continua comprometida com a preservação do Ribeirão dos Padilhas. Nesse dia foi retirado muitos micro lixos, e cultivado um pequeno jardim no local. Estamos felizes com o resultado dessa parceria e dispostos a continuar cuidando dos nossos rios em Curitiba. Não mediremos esforços para  futuras participações e colaborações com a comunidade local e autoridades.

Nossos agradecimentos especiais a todos os citados e envolvidos nesta ação, a Diretora Leila Zem e a Patricia R.R.Barbosa da SMMA,  as escolas Avante Ferroviária, Cei Dona Nene e Colégio Estadual João Paulo II, e o nosso voluntário Eric Oliveira

Para mais informações sobre essas atividades, consulte os links abaixo:
“Família Folhas Ensina Crianças a Cuidar do Ribeirão dos Padilhas em Curitiba”
“Educação Ambiental: Moradores de Curitiba Vão Participar de Mutirão Limpeza do Ribeirão dos Padilhas”