Campanha CAÇÃO É TUBARÃO

Campanha da Sea Shepherd Brasil busca mapear e entender o comércio de tubarões e raias no país

Logotipo da campanha Cação é Tubarão

CAÇÃO É TUBARÃO

Ajude-nos a identificar e acabar com a caça ilegal de tubarão no Brasil

O Brasil é o maior consumidor e importador de carne de tubarão do mundo. Apesar disso, poucos brasileiros sabem que estão contribuindo com esta matança, pois os consome sob o nome de ‘cação’.

100 milhões de tubarões são mortos por ano no mundo

Indústrias de comércio de barbatana têm visto o Brasil como uma ‘lavanderia’ para legalizar suas práticas insustentáveis.

Os tubarões e raias têm sofrido reduções populacionais irreversíveis nos últimos anos, especialmente devido à sobrepesca.

No Brasil, para agravar a situação, não é exigida a rotulagem correta e as espécies são vendidas como ‘cação’, fazendo com que espécies criticamente ameaçadas – como os tubarões-martelo e raias-viola – sejam livremente comercializadas.

ASSISTA AO VÍDEO DE INAUGURAÇÃO DA CAMPANHA:

exclamation-02

SAÚDE

A carne de tubarão e raia pode ser prejudicial à saúde pois esses animais acumulam grandes quantidades de contaminantes orgânicos como pesticidas, metais e derivados de petróleo. Isso acontece porque eles são de alto nível trófico dentro da cadeia alimentar, acumulando essas substâncias tóxicas de todas as suas presas ao longo da vida.

Campanha Cação é Tubarão

A campanha CAÇÃO É TUBARÃO visa entender como e onde os tubarões e raias estão sendo comercializados no Brasil, quais espécies e de onde elas estão vindo e alertar a sociedade acerca desta prática e cobrar que medidas governamentais imediatas sejam tomadas.

Faça parte desta missão

Conduziremos um estudo científico baseado na coleta de informações via ciência cidadã, ação dos voluntários em campo e análise genética.

Ajude-nos a identificar os principais locais de venda de cação, diferenças regionais e temporais no preço do quilo e nomes populares usados.

Veja como você pode ajudar:

Para ajudar a monitorar a venda de carne de tubarão no Brasil, siga estes passos:

1. Registre

  • Viu ‘carne de cação’ à venda no mercado, feira, peixaria ou aplicativo de entrega de comida?
  • Faça uma foto e envie para nós o registro por meio deste formulário.

IMPORTANTE:
Envie fotos com o uso do app Timestamp para obtermos a localização e data exatas em GPS.

2. Anote mais dados

  • Se possível, pergunte a origem da espécie.
  • Não esqueça de anotar o preço do kg e nome do estabelecimento.

Pronto!

Ciência Cidadã