Campanha CAÇÃO É TUBARÃO
Campanha da Sea Shepherd Brasil que busca erradicar o comércio de tubarões e raias no país
CAÇÃO É TUBARÃO
Ajude-nos a identificar e acabar com a caça ilegal de tubarão no Brasil
O Brasil é o maior consumidor e importador de carne de tubarão do mundo. Apesar disso, poucos brasileiros sabem que estão contribuindo com esta matança, pois os consome sob o nome de ‘cação’.
100 milhões de tubarões são mortos por ano no mundo
Indústrias de comércio de barbatana têm visto o Brasil como uma ‘lavanderia’ para legalizar suas práticas insustentáveis.
Os tubarões e raias têm sofrido reduções populacionais irreversíveis nos últimos anos, especialmente devido à sobrepesca e ao interesse pela sua barbatana.
No Brasil, para agravar a situação, não é exigida a rotulagem correta e as espécies são vendidas como ‘cação’, fazendo com que espécies criticamente ameaçadas – como os tubarões-martelo e raias-viola – sejam livremente comercializadas. Hoje no Brasil 40% das espécies estão em risco de extinção e são proibidas para pesca, mas pouco se controla quando a espécie não precisa ser identificada.
SAÚDE
Campanha Cação é Tubarão
Faça parte desta missão
Conduziremos um estudo científico baseado na coleta de informações via ciência cidadã, ação dos voluntários em campo e análise genética.
Ajude-nos a identificar os principais locais de venda de cação, diferenças regionais e temporais no preço do quilo e nomes populares usados.
Veja como você pode ajudar:
Para ajudar a monitorar a venda de carne de tubarão no Brasil, siga estes passos:
1. Registre
- Viu ‘carne de cação’ à venda no mercado, feira, peixaria ou aplicativo de entrega de comida?
- Faça uma foto e envie para nós o registro por meio deste formulário.
2. Anote mais dados
- Se possível, pergunte a origem da espécie.
- Não esqueça de anotar o preço do kg e nome do estabelecimento.
Pronto!