Expedição Ondas Limpas na Estrada

Um estudo sobre o perfil dos resíduos marinhos no Brasil do Chuí ao Oiapoque.

Sea Shepherd - Ondas Limpas Logo

A Sea Shepherd Brasil apresenta o ônibus Guardião da Costa, nosso 'navio sobre rodas' na linha de frente da conservação do oceano na nossa brasileira.

Um estudo inédito no Brasil - e com a maior abrangência deste tipo de estudo no mundo, este projeto tem o objetivo de estudar o perfil do lixo marinho pela costa brasileira - cobrindo macro lixo, micro plásticos e toxicidade da areia - para entender o real impacto dos resíduos e influenciar políticas públicas urgentes de inibição de produção, uso e destinação de resíduos plásticos, dentre outros resíduos no Brasil. Este projeto é financiado pela Odontoprev - a maior empresa de seguro de odontologia do Brasil - como parte de seu esforço de sustentabilidade.

DIÁRIO DE BORDO: onde está o ônibus agora?

Você está se perguntando como é a vida em um ônibus? Nós somos um time de 6 pessoas: uma capitã, dois cientistas, um fotógrafo, um motorista e uma cozinheira e nós moramos no ônibus da Campanha Ondas Limpas. Estamos viajando quase 7000km pela costa para fazer um estudo do nível de poluição nas praias brasileiras. Mas claro, aqui acontecem muitas coisas além da pesquisa e queremos compartilhar tudo com vocês. Bem-vindo(a) a bordo!

13 de Setembro: Maricá - RJ - 95 limpezas concluídas - 31% - 2116 km percorridos - 452 kg de lixo recolhido

13 de Setembro - Capitã Mara Oliveira:

Estamos na 95ª praia no Rio de Janeiro e avançando, passando de 31% da expedição! Esta próxima semana será de mutirão de limpeza no Rio de Janeiro e em breve seguiremos para a Região dos Lagos, a partir de Maricá. O campo de hoje foi em Itaipuaçu e foi uma agradável surpresa conhecer esta praia tão diferente de todas que já havíamos  pesquisado. A areia da praia era espetacular, de quartzos transparentes.

ONDAS LIMPAS NA ESTRADA EM NÚMEROS

Até 18 meses de expedição

Leitura científica de 300 praias

~7000km de costa

19 estados brasileiros

Rotatividade de 100s de voluntários

ESTUDO DE IMPACTO POSITIVO

A parte interna de nosso ônibus é 100% operada por energia solar renovável

Como no Brasil ainda não há malha energética confiável para veículos elétricos, ainda utilizamos diesel - porém o impacto será compensado com créditos de carbono ao final da expedição.

Todas as nossas limpezas científicas e mutirões terão mensuração, pesagem e destinação correta de acordo com cada local.

Mapearemos a condição de serviços de cooperativas por toda a costa, para incentivar políticas de gestão de resíduos.

PATROCÍNIO

Odontoprev

APOIO

Apoio: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Apoio: Yattó Logística Reversa
Apoio: Unicoba
Apoio: Mobimax Solar

PARCERIA CIENTÍFICA

USP - Instituto de Ensinos Avançados da Universidade de São Paulo - Instituto Oceanográfico - Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano

Vista a camisa desta campanha!

Visite nossa loja online e apoie esta e outras campanhas comprando nossas camisetas.

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!