Expedição Ondas Limpas na Estrada

Um estudo sobre o perfil dos resíduos marinhos no Brasil do Chuí ao Oiapoque.

Sea Shepherd - Ondas Limpas Logo

A Sea Shepherd Brasil apresenta o Ônibus Ondas Limpas, o 'navio' da Sea Shepherd sobre rodas na linha de frente da conservação do oceano em nossa costa.

Como parte do esforço de sustentabilidade da Odontoprev - a maior empresa de seguro de odontologia do Brasil, que financia o projeto - o ônibus estuda o perfil do lixo marinho pela costa brasileira para entender o real impacto dos resíduos e influenciar políticas públicas urgentes de inibição de produção, uso e destinação de resíduos plásticos, dentre outros resíduos, no Brasil.

DIÁRIO DE BORDO: onde está o ônibus agora?

Somos um time de 6 pessoas: uma capitã, dois biólogos, um fotógrafo, um motorista e uma cozinheira. Estamos viajando por mais de 7000km da costa brasileira para fazer este estudo. Aqui acontecem muitas coisas além da pesquisa que queremos compartilhar com vocês!

28 de Julho - Ilhabela. 68 limpezas concluídas, 23% do total

18 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje foi nosso dia de folga das atividades de pesquisa e aproveitamos para colocar alguns trabalhos em dia: a cientista Vitória catalogou nosso estoque de camisetas e produtos, o fotógrafo Amorelli organizou as fotos de ontem e eu trabalhei pelo computador, atualizando o roteiro das atividades de pesquisa e providenciando a autorização para a nossa entrada no Parque Xixová Japuí em São Vicente. Acertamos a entrada do novo cozinheiro Felipe, que embarca no dia 07/08 em SP.

Antes da visita do próximo capitão, Caio Montemor, fizemos uma limpeza na nossa casa sobre rodas e preparamos um lanche delicioso: Caponata Ondas Limpas com Borrifos Bread.

ONDAS LIMPAS NA ESTRADA EM NÚMEROS

Até 18 meses de expedição

Leitura científica de 300 praias

~7000km de costa

19 estados brasileiros

Rotatividade de 100s de voluntários

ESTUDO DE IMPACTO POSITIVO

A parte interna de nosso ônibus é 100% operada por energia solar renovável

Como no Brasil ainda não há malha energética confiável para veículos elétricos, ainda utilizamos diesel - porém o impacto será compensado com créditos de carbono ao final da expedição.

Todas as nossas limpezas científicas e mutirões terão mensuração, pesagem e destinação correta de acordo com cada local.

Mapearemos a condição de serviços de cooperativas por toda a costa, para incentivar políticas de gestão de resíduos.

PATROCÍNIO

Odontoprev

APOIO

Apoio: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Apoio: Yattó Logística Reversa
Apoio: Unicoba
Apoio: Mobimax Solar

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!