colunas, Destaque, Na mídia, Notícias, Paul Watson

SEA SHEPHERD E PAUL WATSON LUTAM CONTRA INIMIGO INTERNO PARA DEFENDER SEU LEGADO

Capitão Paul Watson, juntamente com os líderes da Sea Shepherd, lançam a Sea Shepherd Origins, uma entidade dedicada a defender os valores centrais da Sea Shepherd desde como foi pensando em 1977: uma movimento independente, combativo e provocador, na linha de frente da conservação marinha.

A Sea Shepherd Origins é lançada como uma nova entidade para reforçar os valores originais da Sea Shepherd, para evitar que o movimento se afaste de sua missão original. Já iniciou a sua primeira missão, mais um plano inteligente, agressivo e não violento para responder a mais uma ameaça ao oceano: as lideranças na Sea Shepherd que não mais seguem alinhadas com sua ética.

Paul Watson sempre esteve na vanguarda do que hoje conhecemos como o movimento ambientalista liderado por organizações não-governamentais. Esse movimento começou no final dos anos 1960 com o que mais tarde se tornou o Greenpeace. Desde então, o ecossistema de organizações conservacionistas se ampliou e deu espaço a muitas abordagens diferentes para buscar a proteção do mundo natural.

Nos estágios iniciais do movimento organizado de conservação, Paul Watson, que era um defensor e pioneiro da ação direta não-violenta no ambientalismo, deixou o Greenpeace e fundou sua própria organização em 1977, uma organização de conservação marinha combativa, provocador e totalmente independente. Um movimento que ele chamou de Sea Shepherd.

A Sea Shepherd tornou-se um dos movimentos de conservação marinha mais reconhecidos do mundo, principalmente devido às suas missões para proteger as baleias de serem arpoadas e mortas no santuário de baleias da Antártica, como apresentado na série de TV Whale Wars (Defesa das Baleias), vencedora do prêmio Emmy. Por mais de 40 anos, a organização tem atuado em todo o mundo protegendo a vida selvagem e os ecossistemas marinhos, lutando contra as indústrias estabelecidas e a corrupção, apoiando a pesquisa científica ligada à conservação e fornecendo ao público em geral informações vitais sobre a destruição do oceano.

Porém neste ano a Sea Shepherd está sob ataque, e o inimigo agora está dentro. Um conselho de diretores recém-designado na Sea Shepherd EUA (Sea Shepherd Conservation Society) está traindo a sua missão original e está ameaçando valores fundamentais, mas a Sea Shepherd Origins vem para responder a isso.

A Sea Shepherd dos EUA está desviando da sua missão principal, livrando-se de navios sem nenhuma razão ou estratégia clara, desenvolvendo campanhas com pouca ação, filtradas por governos parceiros. Essa tomada hostil não deu ao capitão Paul Watson outra opção a não ser renunciar às operações em junho deste ano, como ele explica em sua carta de demissão aqui.

A Sea Shepherd Origins foi criada para libertar a Sea Shepherd de táticas ilegítimas de ‘rebranding’ e greenwashing, e para trazê-la de volta às suas raízes. Ele é criado por líderes do movimento Sea Shepherd que defendem firmemente o legado da Sea Shepherd.

A organização estabeleceu um quadro de ética claro, com valores inquebráveis, definindo claramente suas regras e missão: as entidades da Sea Shepherd que se juntam devem garantir a prova de alinhamento com seu DNA, protegendo assim a Sea Shepherd de qualquer má gestão futura. Se eles não fizerem parte da Sea Shepherd Origins, eles podem estar expostos a violar os valores fundamentais da Sea Shepherd e não seguir sua missão.

COMEÇA UMA COALIZÃO DA SEA SHEPHERD

A Sea Shepherd Brasil, junto com a Sea Shepherd França e a Sea Shepherd Reino Unido, já estão se comprometendo a preservar a missão original da Sea Shepherd como fundada pelo Capitão Paul Watson. Estas e outras entidades comprometidas da Sea Shepherd que ainda mantêm seu DNA – fazem agora parte deste movimento inabalável pelo oceano. É um apoiador e quer fazer parte desta missão? A Sea Shepherd Origins agora convida a todos os apoiadores da Sea Shepherd e entidades da Sea Shepherd que estão alinhadas com seus valores fundamentais, para também se unirem.

A Fundação Captain Paul Watson, entidade fundada pelo Capitão Paul Watson nos EUA como resposta à sua renúncia da Sea Shepherd EUA, também faz parte do movimento.

A Sea Shepherd Global, entidade criada em 2012 na Holanda e com operações na África e no Mediterrâneo, e que por ceder a pressões da Sea Shepherd EUA, retirou o Capitão Paul Watson de seu Conselho de Diretores (mais aqui), ainda não se posicionou ser alinhada com os valores fundamentais da Sea Shepherd Origins.

‘Com nosso grande movimento em perigo de descarrilar por causa de tentações que vão desde o interesse próprio até a infiltração de diversas estratégias e táticas, devemos fazer tudo ao nosso alcance para manter a filosofia e os objetivos originais. Nunca cedemos aos destruidores, nunca os apaziguamos.’ – diz o capitão Paul Watson.

Ele continua: ‘Eu sempre disse que precisamos de pessoas corajosas dispostas a correr riscos se quisermos virar a maré da destruição. Gente que não tem medo de confronto, não tem medo de polêmica e não tem medo de fazer barulho. (Precisamos de) pessoas sem medo de falar quando é necessário falar, sem medo de agir quando é necessário agir.’

Por décadas, a Sea Shepherd tem lutado contra inimigos hostis em todo o oceano, sem concessões. Sea Shepherd Origins não é diferente: será apenas outra maneira de balançar o barco, como diz Nathalie Gil, uma das co-fundadoras da Sea Shepherd Origins: ‘Cada grande passo e conquista feita em nome da Sea Shepherd hoje em dia nunca é um feito pessoal: só é possível por causa das crenças e ética que foram protegidas por Paul Watson lá atrás. As portas se abrem por causa de sua visão inspirada, as pessoas nos ouvem por causa de nossos impressionantes feitos. O que é motivador na Sea Shepherd Origins é poder lutar pelo que a Sea Shepherd representa e que o oceano mais precisa agora: a ousadia original da Sea Shepherd, a sua paixão, a sua missão implacável pela vida na água.’

Durante o lançamento da organização, que está registrada na França, o co-presidente Capitão Paul Watson afirmou: “Há espaço para diferentes abordagens de conservação e muitas outras ONGs preenchem os espaços não controversos e não diretos, e outras podem ser criadas para faça isso de maneiras diferentes se as pessoas sentirem essa necessidade, mas nenhuma outra organização trabalha na linha de frente como a Sea Shepherd. Se mudarmos nossos valores centrais e substituirmos nossas valiosas táticas de ação direta não violentas e não transigente, haverá um vácuo no movimento de conservação que não pode ser subestimado”. Watson acrescentou: “O movimento de conservação cresceu e evoluiu ao longo das décadas e, assim como as leis da ecologia nos ensinam, se você remover uma parte do ecossistema, todo o sistema sofrerá ou, em alguns casos, entrará em colapso. A Sea Shepherd é um movimento independente de ação direta não violenta que não faz concessões e nosso papel na proteção do oceano não é apenas importante, é fundamental.”

Sea Shepherd Origins está convidando todos a fazer parte:

SAIBA MAIS SOBRE A SEA SHEPHERD ORIGINS

Leia mais sobre a Sea Shepherd Origins, seus valores e código de ética em www.seashepherdorigins.org.

FIRME SEU COMPROMISSO

No site, todos estão convidados a assinar uma carta-compromisso com os valores da Sea Shepherd: veteranos que foram tripulantes em seus navios, apoiadores ou voluntários em terra podem assinar para apoiar a Sea Shepherd Origins, nos ajudando a defender nossos valores.

COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA

A Sea Shepherd Origins também está abrindo um espaço de diálogo para aqueles que já tripularam ou trabalharam com qualquer entidade da Sea Shepherd que quebrou seus valores fundamentais, incluindo a Sea Shepherd dos EUA: as pessoas são convidadas a compartilhar qualquer informação para ajudá-los a lidar com eles. Aqueles com informações podem contatá-los em [email protected] e permanecerão anônimos.

SIGA AS MÍDIAS SOCIAIS DA SEA SHEPHERD ORIGINS

Instagram: @SeaShepherdOrigins

Facebook: @WeAreSeaShepherdOrigins

Twitter: @SeaShepherdOrig