Ondas Limpas Cidades

Resolvendo o problema dos resíduos em comunidades e cidades da do Brasil

Sea Shepherd - Ondas Limpas Logo

O projeto Ondas Limpas Cidades surgiu através da necessidade encontrar soluções tangíveis sobre os resíduos sólidos em cidades de médio e pequeno portes do país para resolver na outra ponta o trabalho de mutirões e pesquisa já realizado pela Sea Shepherd Brasil com o projeto Ondas Limpas.

O Brasil possui mais de 5 mil municípios, e um terço dos brasileiros se localizam em cidades menores de 50 mil habitantes. Estas cidades tem baixíssimo conhecimento, interesse ou planejamento de gestão de resíduos. O projeto piloto do Ondas Limpas Cidades foi intencionalmente direcionado para a cidade de Anori, uma cidade de 20 mil habitantes na calha do rio Solimões no estado do Amazonas pela dificuldade de acesso e ainda baixo engajamento encontrado sobre o tema, no início de nosso projeto em 2022.

A Amazônia tem um índice maior do que a média brasileira quando se fala em descarte incorreto e a presença de lixões nos municípios. E a ausência de gestão adequada influencia negativamente no comportamento da população, seja pela impossibilidade de fazer o descarte correto ou pela ausência de qualquer orientação sobre o tema.

O problema se agrava quando vemos que nas cidades e comunidades espalhadas pela Amazônia os produtos industrializados de embalagens chegam aos milhares sem qualquer preocupação com uma logística reversa. Ao resolver a logística reversa de uma cidade com tantos desafios, acreditamos que podemos desenrolar o projeto para oferecer como solução para muitas cidades do país.

Nossa iniciativa atua em duas frentes integradas: a conscientização sobre a temática e a estruturação de sistemas de coleta alternativa para os materiais recicláveis.

Na frente de conscientização, estamos atuando com um projeto piloto em parceria com as escolas no município de Anori, incluindo as comunidades ribeirinhas mais isoladas da cidade. Nestas escolas os professores e alunos estão recebendo capacitação sobre o tema e construíram junto com a gente um projeto pedagógico transversal que integra o calendário escolar da cidade, incluindo uma cartilha, almanaque e atividades educacionais.

Na frente de gestão, identificamos parceiros locais para implementar um projeto piloto de coleta seletiva ancorados nas escolas através de Pontos de Entrega Voluntária para que os alunos e professores possam trazer os resíduos de suas casas e exercitar na prática o descarte correto onde antes não era possível. 

Com a interação e parceria das secretarias locais, esse projeto demanda uma nova operação na gestão dos recicláveis e nossa intenção é que ele mostre ao poder público a possibilidade de ser ampliado para toda a cidade. 

Essas ações também dialogam com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a necessidade dos municípios terem sua Política de Gestão Integrada Municipal dos Resíduos Sólidos, obrigação que precisam cumprir junto o Governo Federal e principalmente junto à população local e o meio ambiente para acabar com os impactos significativos causados pelo descarte incorreto dos resíduos que contaminam os solos, os rios e comprometem a rica biodiversidade da região.

Vista a camisa desta campanha!

Visite nossa loja online e apoie esta e outras campanhas comprando nossas camisetas.

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!