Destaque, Educação, Notícias, Operação Ondas Limpas

Sea Shepherd promove mergulho com realidade virtual e limpeza de praia com 45 crianças em Santos

Giselle Reis com crianças em limpeza de praia

A Sea Shepherd acredita que a educação é uma ferramenta poderosa para promover respeito à biodiversidade marinha e proteger o oceano. E foi por meio de atividades educativas que levamos muita informação e experiências imersivas para crianças que participaram do evento “Diálogos da Cultura Oceânica”, realizado na cidade de Santos.

O evento faz parte das comemorações relacionadas à Década do Oceano e foi promovido pela Unesco, Prefeitura Municipal de Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Maré da Ciência.

Dia de aprender sobre o oceano e conhecer o fundo do mar com a realidade virtual

A primeira atividade aconteceu no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Durante a exposição Protegendo o Oceano, as crianças (e os adultos também, é claro!) foram apresentados à história da Sea Shepherd e às nossas campanhas, conheceram as maiores ameaças ao oceano e a importância dele para o planeta e aprenderam que as suas ações no dia a dia são importantes para proteger o oceano, como a redução ou retirada de animais marinhos da alimentação, o uso de alternativas sustentáveis ao plástico dentro de casa e buscar informar-se mais sobre o tema.

A exposição foi guiada pela nossa equipe de educadoras ambientais, que acompanhou o público do início ao fim nessa jornada de aprendizado sobre o oceano. Uma das experiências mais impactantes do dia foi o mergulho feito com tecnologia de realidade virtual.

A Sea Shepherd disponibilizou óculos de realidade virtual para que as crianças e adultos pudessem fazer um mergulho até o fundo do mar.

O objetivo era mostrar a riqueza e a biodiversidade que o oceano possui, mas que é desconhecida por muitos, até mesmo para aqueles que vivem no litoral. Assim, elas conheceram diversas espécies e aprenderam mais sobre a biodiversidade marinha. Foi um momento único e emocionante para muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de mergulhar!

A comunicação das baleias e dos golfinhos e os problemas da poluição sonora

Outra atividade imersiva foi a experiência bioacústica chamada de O Som das Baleias. Nela, as pessoas puderam ouvir quais são os diferentes sons emitidos pelas baleias e golfinhos e aprenderam, com a ajuda do time de Educação da Sea Shepherd, a diferenciá-los.

A comunicação sonora feita por esses animais é vital e interfere nos seus comportamentos, impactando o seu desenvolvimento, bem-estar e, até mesmo, a sua sobrevivência. Por isso, o objetivo desta experiência era mostrar a importância deste tipo de comunicação e como a poluição sonora produzida, principalmente por embarcações, pode impactar negativamente a vida dessas espécies.

Além das atividades, a Sea Shepherd também ofereceu um espaço para pintura, no qual as crianças podiam colorir ilustrações de animais marinhos e aprendiam mais sobre as espécies enquanto se divertiam.

Limpando a praia e aprendendo sobre os impactos dos resíduos no oceano

Além da tenda com a exposição e as atividades interativas, a Sea Shepherd também promoveu uma limpeza de praia educativa com a participação de 45 crianças da escola municipal UME João Papa Sobrinho.

Durante a limpeza, as crianças aprenderam a respeito dos diferentes tipos de resíduo, o nível de impacto que cada um deles possui sobre a vida marinha e sobre o que é ou não é reciclável. Para tornar a atividade divertida e facilitar a absorção do aprendizado, foi feita uma gincana. E nesta,  cada tipo de resíduo recebia uma pontuação diferente de acordo com o seu impacto na vida marinha.

Essa metodologia fez com que as crianças se divertissem e tivessem maior concentração durante toda a atividade, que requer alguns processos como coleta, separação e destinação correta dos materiais. A limpeza aconteceu no Canal 3 e foram recolhidos 16 quilos de resíduos em 20 minutos com a ajuda das crianças.

A atividade, assim como outras ações do núcleo de Educação da Sea Shepherd Brasil, tem como objetivo incentivar a conscientização e a participação dos pequenos de forma ativa e cidadã em prol do oceano.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO:

Saiba mais sobre a Sea Shepherd Educação

O núcleo de Educação da Sea Shepherd Brasil também promove cursos livres e atividades sob demanda para empresas que queiram engajar seus colaboradores a saber mais sobre o oceano e como protegê-lo! Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected]