Notícias

Ação Lagoa Limpa – Sea Shepherd Brasil

[vimeo width=”500″ height=”400″]https://vimeo.com/152068251[/vimeo]

Uma ação que envolveu comunidade, voluntários da Sea Shepperd e comerciantes locais foi realizada na Lagoa da Conceição, local de grande movimentação turística na capital catarinense.

O trabalho envolveu grande mobilização social. No total 130 pessoas participaram do mutirão, contribuindo ainda como multiplicadores da iniciativa de conscientização sobre a não poluição das praias e lagoas de Florianópolis.

Grande quantidade de materiais de todo tipo foram retirados do local: pneus, garrafas plásticas e de vidro, bitucas de cigarro, materiais em alumínio e diversos outros produtos que levam centenas e até milhares de anos para se decompor na natureza foram retirados. No total foi recolhida cerca de uma tonelada de lixo.

A principal finalidade do trabalho é educativa, visa dar exemplo e ajudar a conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade de cada um sobre o lixo que produz.

Segundo o coordenador voluntário do núcleo da Sea Shepperd, em Florianópolis, Luiz Antonio Tamburo Faraoni, através de atitudes pequenas é possível influenciar outras pessoas: “As atitudes que os seus braços alcançam, é que acabam influenciando o macro no final das contas”, explicou.

Durante a ação foram colhidas amostras da água da lagoa, para verificação de possível contaminação e posterior análise e divulgação de resultados.

 

*Clippings na imprensa local

CLIC RBS/Diário Catarinense

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/01/grupo-de-voluntarios-organiza-acao-de-limpeza-da-lagoa-da-conceicao-em-florianopolis-4952399.html

28 de janeiro

*CLIC RBS/ Diário Catarinense

O portal de notícias CLIC RBS/Diário Catarinense divulgou o resultado da coleta e análise da água feita pela Sea Shepperd – realizado durante o mutirão de limpeza realizado na Lagoa da Conceição. Os resultados deram uma quantidade de coliformes fecais altíssima – até mil vezes acima do limite tolerado. O fato reforçou a suspeita de despejo de esgoto diretamente na água.

De 10 pontos analisados por um laboratório da capital, cinco apresentaram presença excessiva de coliformes, além de outros tipos de poluição.

Leia na íntegra

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/01/analise-da-agua-da-lagoa-da-conceicao-em-florianopolis-mostra-presenca-de-coliformes-fecais-ate-mil-vezes-acima-do-limite-tolerado-4962580.html