Notícias

Lançamento do livro escrito pelo capitão Paul Watson reúne diretores da Sea Shepherd Brasil em Porto Alegre

Por Guilherme Ferreira, Coordenador de Imprensa voluntário do ISSB

Daniel Vairo engaja o público reunido no lançamento do livro Earthforce de Paul Watson

Daniel Vairo engaja o público reunido no lançamento do livro Earthforce de Paul Watson

Na última quarta-feira de abril (28), no Café Bonobo, Castro Alves nº. 101, Porto Alegre (RS), foi realizado um bate-papo informal entre os apoiadores da Sea Shepherd e os diretores do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB). O motivo do encontro foi o lançamento do livro EARTHFORCE: Um guia de estratégia para o Guerreiro da Terra, escrito pelo capitão Paul Watson e prefaciado pelo co-fundador e diretor geral voluntário do Instituto Sea Shepherd (ISSB), Daniel Vairo.

Vairo iniciou a conversa falando a respeito da fundação do Instituto Sea Shepherd Brasil e da sua participação no livro.

“É um verdadeiro sonho ter em minhas mãos este livro traduzido depois de tantos anos, e agora ser possível compartilhar seu conteúdo com o público brasileiro com a intenção de efetivar a militância em prol do meio ambiente no Brasil,” disse Daniel emocionado pela presença do público.

Falaram também o diretor técnico voluntário e biólogo Wendell Estol, e o diretor jurídico voluntário, Cristiano Pacheco. A conversa com público foi conduzida pelo editor do livro, João Carneiro militante da ONG GAE Porto Alegre, Grupo pela Abolição do Especismo.

Cristiano Pacheco comentou ao público que começou na ONG há 10 anos atrás como estudante de direito e que seus esforços como um voluntario militante na área do direito trouxe grandes precedente jurídicos em defesa do meio ambiente.

“O Brasil possui uma série de leis que permitem ao cidadão ser mais engajado. Não podemos esperar e continuar a culpar os órgãos públicos nós devemos ser os agentes da mudança,” comentou Cristiano.

Em seguida, Wendell Estol prendeu a atenção do público com seus relatos de como o ISSB capacitou mais de 3.000 indivíduos no Brasil a prestar assistência a animais afetados por derramamentos de petróleo em nosso litoral.

“Em 10 anos no Brasil o Instituto Sea Shepherd Brasil fez aquilo que nem o setor privado e nem o governo brasileiro fizeram, criamos uma rede de voluntários aptos a agirem em derrames de petróleo para ajudarem animais marinhos. São pessoas sem licenciamento do IBAMA, sem curso superior, armados somente com a vontade e conhecimentos básicos de como ajudar a salvar um animal marinho afetado pelo óleo.” disse Wendell.

A respeito do livro

O livro traduz, para todos aqueles que buscam proteger a Terra da destruição que a humanidade vem promovendo informações fundamentais de como agir de forma eficiente. Este guia apresenta a forma de ação que tem orientado as campanhas do Sea Shepherd na defesa da vida marinha e que permite que ativistas do Brasil e demais países lusófonos capacitem suas ações para a defesa do planeta. (Prefácio de Daniel Vairo, cofundador e diretor geral do Instituto Sea Shepherd Brasil).

Para adquirir o livro basta acessar o link:

http://www.seashop.org.br/produto.php?cod_produto=742278

EFcapa