Notícias

Japão obtém mandado de prisão contra Capitão Watson da Sea Shepherd

080303_Paul_Watson peqA Guarda Costeira do Japão obteve um mandado de prisão contra o presidente internacional da Sea Shepherd Conservation Society, capitão Paul Watson, acusado de ordenar membros da ONG a impedir a caça à baleia anual japonesa. Watson, canadense de 59 anos, será colocado numa lista de procurados via Interpol, afirmou a agência de notícias Kyodo.

“O governo japonês está desesperado para impedir os navios do Sea Shepherd de retornarem ao santuário de baleias do oceano Austral na temporada de caça 2010-2011″, disse Watson.

As autoridades japonesas prenderam neste ano o ativista do Sea Shepherd, capitão Peter Bethune, e acusaram-no de cinco infrações no começo deste mês, depois que ele abordou um navio da frota baleeira nipônica para dar voz de prisão a seu capitão. Com as diversas ações de protesto realizadas pela Sea Shepherd, o Japão capturou apenas 500 baleias de uma quota de 900 de seu programa “científico” no oceano Austral na última temporada.

A ação vem num momento em que a Comissão Internacional da Baleia tenta negociar um acordo de conciliação no longo debate entre países caçadores e conservacionistas que pode permitir ao Japão aumentar sua quota de captura costeira de animais, contanto que corte a caça “científica” na Antártida.