Notícias

Baleeiros pararam de correr para leste e estão voltando para oeste

Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011. 

O Steve Irwin rumo ao Mar de Ross (Foto: Barbara Veiga)

O Steve Irwin rumo ao Mar de Ross (Foto: Barbara Veiga)

Após se dirigir para leste na velocidade máxima por 2.000 milhas náuticas, e antes de entrar na Passagem de Drake, no Oceano Austral, o navio-fábrica de caça ilegal japonês, Nisshin Maru, fez recentemente uma completa inversão de marcha e agora se dirige de volta para oeste, o caminho que percorreu durante a semana passada. O Primeiro Oficial do Bob Barker, Peter Hammarstedt, da Suécia, informou que os caçadores de baleias agiram repentinamente, uma vez que alcançaram a posição de 64 graus e 4 minutos ao sul e 074 graus e 10 minutos a oeste, às 17h00 (tempo médio de Greenwich). Os baleeiros também diminuiram sua velocidade e se dirigem para oeste a 11 nós, abaixo da velocidade de 14 nós em que viajavam quando seguiram para leste.

A virada poderia significar duas coisas. Primeiro, eles podem estar fazendo um grande círculo na rota de volta ao Japão, ou, em segundo lugar, podem estar retornando ao recinto de caça às baleias no Mar de Ross, onde os três navios arpoadores japoneses poderiam estar à espera para continuar o seu abate ilegal de baleias.

Os relatos do Japão de que a Agência de Pesca Japonesa suspendeu a caça não especificaram por quanto tempo a suspensão vai durar. Pode ser permanente, durante esta temporada, por duas semanas, ou por poucos dias. Os três navios da Sea Shepherd, Steve Irwin, Bob Barker, e Gojira, permanecerão no Oceano Antártico, até as embarcações baleeiras partirem.

“A Agência de Pesca Japonesa não teve escolha senão suspender as operações de caça às baleias. A Sea Shepherd já forçou a suspensão das operações, bloqueando todas as operações de caça desde o dia 09 de fevereiro, e bloqueou cerca de 75% de todas as operações de caça no mês de janeiro”, disse o Capitão Paul Watson. “Nós não permitiremos que os baleeiros japoneses matem outra baleia aqui no Santuário de Baleias do Oceano Austral”.

O Capitão Alex Cornelissen, do Bob Barker, está em contato com a Marinha chilena para relatar os movimentos do navio baleeiro para o Chile. O governo chileno está monitorando de perto os movimentos do Nisshin Maru, e deixou claro que os baleeiros japoneses que caçam e transportam carne de baleia entrarem nas águas chilenas serão declarados como embarcações ilegais. Por enquanto, o Steve Irwin e o Gojira permanecerão no no Mar de Ross para aguardar os movimentos dos baleeiros.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB.