Notícias, Operação Ondas Limpas

Operação Ondas Limpas na Praia de Ipanema – RS

No dia 15 de fevereiro, o núcleo RS da Sea Shepherd Brasil realizou mais uma ação de limpeza na Praia de Ipanema, zona sul de Porto Alegre, como parte da Operação Ondas Limpas. A ação durou aproximadamente uma hora, contanto com a presença de três voluntários do núcleo, percorrendo um pequeno trecho da orla, onde costumam reunir-se pessoas para lazer.

Durante a ação, foram retirados apenas três quilos de resíduos, em sua grande maioria hastes de cotonetes, tampas de garrafas e pequenos pedaços de plástico e papel. Além disso, foram recolhidas 160 bitucas de cigarros, espalhadas pelos mais diversos pontos da orla, e duas giletes descartadas incorretamente.

Mesmo havendo uma pequena quantidade de resíduos na orla, foi possível observar no momento da limpeza, a enorme quantidade de lixo dentro da água. Este fato ocorre principalmente devido aos dias em que há o enchimento da maré, a qual leva para dentro do rio todos os resíduos deixados na areia.

Por fim, a ação se encerrou com uma pequena roda de conversa no Espaço Terra e Brisa, sobre a importância do correto descarte do lixo e os danos que isso pode causar em todo um ecossistema e também para a própria população, relacionando com os fragmentos de gilete que foram encontrados.

Doe para ajudar na Operação Ondas Limpas

Doe para ajudar nas Ações de Educação Ambiental