Notícias

Sea Shepherd planeja campanha Mediterrânea

A matança das albacoras-azuis tem que parar.

O Mar Mediterrâneo precisa ser fechado para a pesca comercial, principalmente do atum-azul ou albacora-azul.

“O atum-azul será comercialmente extinto dentro de três anos, ao menos que os governos tomem uma atitude agora, ajam decisiva e agressivamente.” Disse Capitão Watson, Diretor Executivo da Sea Shepherd Conservation Society. “Qualquer um que pesque um atum atum-azul, que compre e venda um atum-azul, e qualquer um que coma um atum-azul é um criminoso ecológico.”

A Sea Shepherd está em busca de um navio, voluntários e patrocinadores que financiem a maior campanha intervencionista contra pesca ilegal no Mediterrâneo.

“Há mais de 600 navios pesqueiros operando no Mediterrâneo e eles estão literalmente enxugando os recursos vivos rumo à extinção.” Diz Capitão Watson. “Nós devemos intervir e assumir quaisquer riscos necessários para expulsar esses criminosos do mar. Nós temos a experiência e a coragem para derrubá-los, o que nós precisamos é de apoio.”

O ator Robert De Niro, como sócio da notória cadeia de restaurantes chinês Nobu recusou-se a usar sua influência para impedir que o Nobu continue comprando atuns-azuis e outros peixes em extinção. “Isso o torna, para nós, um criminoso ecológico.” Disse Capitão Watson. “Ele não precisa do dinheiro. É um mistério o motivo pelo qual um homem do nível de De Niro, escolhe mancomunar-se com pescadores ilegais. Ele é muito bem pago para atuar como um gângster; será que é tão ganancioso que resolveu tornar-se um?”

A Sea Shepherd é de opinião de que a pesca de atum-azul por todo mundo deve ser reduzida a zero.

A Corporação Mitsubish, do Japão, está comprando todo o atum-azul que pode e congelando-o, literalmente investindo na extinção desse magnífico e único peixe de sangue quente. Uma vez acabado, o atum-azul será extremamente raro e a Mitsubishi poderá ditar seu preço.

Por causa da avareza de companhias como o Nobu e a Mitsubishi, a população mundial de atum-azul foi reduzida em 90%, talvez até mais.

“A matança tem que parar.” Diz a presidente da Sea Shepherd França Lamya Essemlali. “Essa carnificina constante é intolerável.”

As quotas da União Européia estão sendo ignoradas. As regras estão sendo ignoradas. O atum-azul tem sido traficado para fora da Europa como uma droga em expansão. De caçadores para compradores, o tráfico de atum-azul é uma indústria criminosa bilionária.

A pesca de atum é organizada pela Comissão Internacional de Conservação do Atum Atlântico, de base em Madrid. É um corpo corrupto que está interessado apenas em proteger os investimentos das indústrias pesqueiras em seus 45 países membros. Eles ignoram sua própria ciência e vêm estabelecendo quotas duas vezes maiores que as recomendadas pelos cientistas.

A Turquia está requerendo quotas maiores, e os caçadores de várias nações ignoram as cotas conjuntamente.

“Dê-me um navio e meios de intervir. E eu irei patrulhar o Mediterrâneo em uma campanha para destruir as redes de cada embarcação pesqueira ilegalmente operada, que nós pudermos rastrear. Precisamos endurecer com esses caçadores piratas antes que nós percamos o atum-azul para sempre”, disse Capitão Watson.