Notícias

Sea Shepherd anuncia início da campanha em defesa do atum-azul

Por Raquel Soldera da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

atumEm 1° de maio de 2010, a bandeira do navio da Sea Shepherd, Steve Irwin, partirá de Nova York em direção ao Mediterrâneo, onde vai iniciar a Campanha 2010 em Defesa do atum-azul: Operação Fúria Azul. A campanha visa impedir uma variedade de atividades criminosas, que estão levando à extinção do atum-azul.

O atum-azul enfrenta atualmente a caça e a pesca extrema, e as populações têm diminuído em pelo menos 85% desde que a pesca industrial começou. Altas cotas do atum-azul são fixadas pela Comissão Internacional para Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), de 13.500 toneladas, mas, na realidade, mais de 60.000 toneladas de atum-azul são mortos a cada ano. Além disso, surpreendentemente, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora (CITES) recentemente não incluiu o atum rabilho como uma das espécies protegidas. A decisão ocorreu depois que o Japão, Canadá, e uma variedade de nações de grande importância econômica contestaram a medida.

Em resposta, como a última defesa do atum-azul, a Sea Shepherd vai de maneira ativa fazer cumprir as leis de conservação, opondo-se a caça que atualmente está ameaçando a espécie.

É revoltante que o atum-azul esteja prestes a ser extinto e não há um único governo no mundo fazendo algo sobre isso.

O atum-azul do Atlântico é um maiores e mais rápidos peixes do mundo. É também uma espécie de crescimento lento e de longa vida, tornando a atual crise causada pela pesca mais grave não só para o atum, mas para os ecossistemas do oceano em que vivem.

O fundador e presidente da Sea Shepherd, o Capitão Paul Watson dise: “Eu estou com raiva que a crise do atum-azul ficou tão fora de mão. O setor de pescas está, literalmente, investindo na extinção desta espécie, para que possam controlar o preço através do acúmulo de toda a oferta de atum-azul em armazenamento refrigerado. Este tipo de cobiça não pode ser autorizada a continuar”.

A temporada de pesca do atum-azul dura desde meados de maio até agosto. A Operação Fúria Azul da Sea Shepherd começará imediatamente após a chegada do navio no Mediterrâneo.