Scott West, líder do Guardiões da Enseada e Diretor de Investigações da Sea Shepherd voltou ao Japão para investigar a situação após o tsunami e terremoto em Taiji e nos municípios do Norte.
Scott e os Guardiões da Enseada passaram seis meses monitorando e perseguindo matadores de golfinhos em Taiji, de 1° de setembro de 2010 até 11 de março de 2011. Seus esforços foram recompensados e a matança de golfinhos foi reduzida, de modo significativo, em até a metade do que ocorreu nos anos anteriores.
Scott e outros cinco Guardiões da Enseada estavam na cidade de Otsuchi, ao Norte, quando o tsunami ocorreu, em março de 2011. Eles foram testemunhas do desastre que destruiu a cidade e não se sabia de seu paradeiro nas 40 horas que se seguiram ao tsunami.
Finalmente, conseguiram caminhar, superando e contornando destroços, até um ponto em que puderam restabelecer as comunicações.
Ainda não se sabe qual será o efeito dos acontecimentos recentes no Japão sobre as práticas japonesas de matar e escravizar golfinhos e de massacrar baleias.
Traduzido por Carlinhos Puig, voluntário do ISSB.