Notícias

Japan Dolphins Day 2013 em defesa dos golfinhos de Taiji é realizado no Rio de Janeiro

Por Bianca Lima, Coordenadora voluntária de Educação Ambiental do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro

Dia 01 de setembro, o Núcleo Carioca do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) organizou um ato pacífico na Praia de Copacabana, Posto 4, no Rio de Janeiro, contra o início da matança de golfinhos e baleias-piloto, que ocorre todos os anos na cidade de Taiji, no Japão, e tem uma estreita ligação com a indústria de cativeiro nos parques marinhos. O ato fez parte do Japan Dolphins Day 2013, evento mundial que ocorreu em mais de 120 cidades ao redor do mundo.

Foto: Raphael Jordão/ ISSB

Empunhando cartazes com frases contra a atividade de caça, fotos que mostravam aos transeuntes a crueldade ocorrente em Taiji e utilizando um golfinho inflável pintado com tinta vermelha, simbolizando sangue, o ato buscou conscientizar as pessoas para que não visitem parques marinhos onde são realizados shows com golfinhos.

Foto: Raphael Jordão/ ISSB

Aos interessados, foram entregues panfletos informativos sobre o trabalho realizado pelos Cove Guardians (Guardiões da Enseada) da Sea Shepherd na cidade de Taiji, voluntários que passam os seis meses da temporada de caça documentando e transmitindo ao vivo, por meio de um canal da organização, o cruel massacre de golfinhos. Os voluntários elaboraram um abaixo-assinado pedindo a cota zero para caça e captura de golfinhos e baleias-piloto.

Foto: Raphael Jordão/ ISSB

O evento chamou a atenção das pessoas que circulavam na orla da Praia da Copacabana, e foram coletadas 140 assinaturas no abaixo-assinado. Temos a certeza que estas 140 pessoas, que tomaram conhecimento deste abate anual de golfinhos no Japão, poderão refletir sobre o assunto e difundir a mensagem para outras pessoas, pois é necessária a conscientização e a educação ambiental para que um dia esta matança tenha um fim. Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para este dia de ação em prol da vida marinha.

Foto: Raphael Jordão/ ISSB

Fotos: Raphael Jordão/ ISSB

Foto: Raphael Jordão/ ISSB