Home » Notícias

Navio-fábrica japonês abalroa navio petroleiro e três navios da Sea Shepherd

20 fevereiro 2013

O navio de caça de baleias japonês, Nisshin Maru, abalroa o navio de combustível coreano Sun Laurel, e três navios da Sea Shepherd, Sam Simon, Steve Irwin e Bob Barker. O Japão ordenou que o navio de bandeira australiana deixasse as águas da Austrália, e então atacou.

O Nisshin Maru atingiu o Bob Barker com canhões de água, e o jogou contra o Sun Laurel. Foto: Sea Shepherd Austrália / Eliza Muirhead

O SSS Bob Barker e o SSS Steve Irwin foram abalroados pelo enorme navio-fábrica da frota baleeira japonesa, o Nisshin Maru. O flutuante matadouro é oito vezes a massa do Steve Irwin.

O Bob Barker e o Steve Irwin estavam atrás do Sun Laurel, o Steve Irwin a bombordo e o Bob Barker a estibordo.

No alto-falante, o Shonan Maru 2 ordenou que o navio da Sea Shepherd de bandeira australiana, o SSS Sam Simon, que está localizado no Território Antártico Australiano, deixasse a área por ordem do governo do Japão. Granadas foram jogadas no Bob Barker e no Steve Irwin pela tripulação do Nissin Maru.

O capitão Peter Hammarstedt enviou uma mensagem por rádio para o navio-fábrica da frota baleeira japonesa, o Nisshin Maru, e disse-lhes que o Bob Barker tinha a intenção de manter o curso e velocidade, que a obrigação moral e legal de evitar a colisão era do Nisshin Maru.

O Nisshin Maru virou-se e foi se aproximando de estibordo. Ele quase colidiu com o Bob Barker, antes de virar para o Steve Irwin, e abalroar a popa do navio da Sea Shepherd.

O Nisshin Maru continuou sua rota de colisão, e bateu a bombordo do Steve Irwin.

O Nisshin Maru depois abalroou o Bob Barker. O Steve Irwin aumentou sua velocidade para evitar o Nisshin Maru.

O Bob Barker levou o Steve Irwin a bombordo do Sun Laurel.

O Steve Irwin fez a volta, e o Nisshin Maru empurrou o Bob Barker no Sun Laurel, prensando o Bob Barker entre si e o Sun Laurel. O Nisshin Maru então voltou para trás do Bob Barker, e bateu a toda velocidade na popa a bombordo do Sun Laurel, quebrando os botes salva-vidas a bombordo, e destruindo o guincho para lançar os outros botes salva-vidas. O Nisshin Maru depois bateu no Bob Barker novamente por trás, destruindo um dos seus radares, e todos os seus mastros.

O Bob Barker ficou completamente sem controle e emitiu um pedido de socorro MayDay. Como este pedido de socorro foi emitido, o Nisshin Maru virou-se e começou a fugir para o norte.

O Co-líder da Sea Shepherd Austrália, o ex-senador Bob Brown, informou o governo australiano das múltiplas violações japoneses do direito internacional e apelou para Tóquio por ser necessário remover os seus navios da região norte da Austrália, e desistir de sua violação grosseira das leis australianas e internacionais. Ele disse que a Marinha australiana deve ser enviada para restaurar a lei.

Atualmente o Sun Laurel está sendo escoltado ao norte pela frota da Sea Shepherd, uma vez que eles não têm equipamentos salva-vidas de emergência nas águas potencialmente traiçoeiras do Oceano Austral. O Diretor da Sea Shepherd Austrália, Jeff Hansen, disse: “O Nisshin Maru cometeu o equivalente marítimo de um acidente de atropelamento. Ele abalroou o Sun Laurel, colocando-o em perigo, e simplesmente o abandonou”.

Todos os navios estão se dirigindo para o norte com os caçadores de baleias ilegais do Japão a dois quilômetros à frente da frota da Sea Shepherd.

Todos os três navios da Sea Shepherd foram abalroados, com o Bob Barker apresentando o maior dano. A energia foi restaurada no Bob Barker. Felizmente nenhum tripulante sofreu ferimentos. As equipes concluíram a missão de bloquear o abastecimento e continuarão a proteger as baleias no santuário.

O Nisshin Maru abalroa o Steve Irwin enquanto a frota da Sea Shepherd impede os esforços de reabastecimento da frota ilegal baleeira. Foto: Sea Shepherd Austrália / Glenn Lockitch

O Nisshin Maru abalroa o Bob Barker e o Sun Laurel. Foto: Sea Shepherd Austrália / Glenn Lockitch

20 de fevereiro de 2013 – O Nisshin Maru abalroa o SSS Bob Barker, o SSS Steve Irwin e o petroleiro sul-coreano Sun Laurel

Imagem de Amostra do You Tube

O navio-fábrica da frota baleeira japonesa, o Nisshin Maru, abalroa os navios da Sea Shepherd muito menores, o Bob Barker e o Steve Irwin, juntamente com o navio coreano, Sun Laurel, no Santuário de Baleias da Antártica. Vídeo: Sea Shepherd Austrália

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil

All Contents Copyright © 2017 Sea Shepherd Conservation Society.

produzido por GPS Digital
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol