Notícias

Navio de abastecimento dos japoneses concorda em sair do Santuário de Baleias do Oceano Austral

13 de janeiro de 2011 – 12h00 horas (horário da Austrália)
Oceano Antártico – 60 graus e 47 minutos ao Sul, 178 graus e 58 minutos a Oeste.

A Sea Shepherd Conservation Society aconselhou o petroleiro panamenho Sun Laurel a deixar o Santuário de Baleias do Oceano Austral. O Capitão Locky MacLean, do Gojira, avisou o Sun Laurel que os navios de reabastecimento no Oceano Antártico, abaixo dos 60 graus de latitude, são ilegais, especialmente com combustível pesado, e é uma clara violação do Tratado da Antártida.

O capitão do Sun Laurel concordou em deixar o Santuário, e está se dirigindo para o norte, 60 graus ao sul da linha de latitude. O Steve Irwin e o Gojira estão escoltando o Sun Laurel para fora do Santuário de Baleias do Oceano Antártico. O Sun Laurel tem que viajar mais de cinqüenta milhas antes de passar os 60 graus ao norte.

O capitão do Sun Laurel confirmou que não transferiu nenhum suprimento ou reabasteceu qualquer dos navios baleeiros ilegais. Isto significa que, enquanto os navios da Sea Shepherd continuam a impedir qualquer transferência de combustível e suprimentos, a frota baleeira japonesa não será capaz de estender sua temporada de matança para depois da primeira semana de fevereiro. A frota japonesa tinha três semanas de atraso ao chegar ao Oceano Antártico, e os navios da Sea Shepherd a encontrou antes que eles sequer começassem a caça às baleias.

Os navios da Sea Shepherd estão perseguindo o Nisshin Maru, o navio-fábrica, por duas semanas. Dois dos três navios arpoadores ilegais estão seguindo os navios da Sea Shepherd durante duas semanas e ainda não mataram baleias. Há razões para acreditarmos que o terceiro navio arpoador não tenha matado nenhuma baleia, porque parece que está viajando com o Nisshin Maru, para evitar que seja rastreado pela Sea Shepherd.

O Steve Irwin e o Bob Barker vão escoltar o navio de abastecimento Sun Laurel para impedir o reabastecimento, e o Gojira parará durante algumas horas antes de retomar a caça ao Nisshin Maru.

A Sea Shepherd tem impedido todas as operações de caça às baleias por duas semanas, assim como hoje.

Bob Barker, Gorija, o navio de abastecimento Sun Laurel e Steve Irwin em movimento

Bob Barker, Gorija, o navio de abastecimento Sun Laurel e Steve Irwin em movimento

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB

Back to list

Related Posts