SEA SHEPHERD EDUCAÇÃO

A Sea Shepherd Brasil se une à Alicerce Educação para desenvolver Agentes Mirins Ambientais.

Educação Ambiental tem sido apontada como caminho para concretização de formas renovadas na relação homem-ambiente diante dos graves problemas sociais e ambientais da atualidade. 

Em 2020, a Sea Shepherd desenvolveu um conteúdo extenso de educação ambiental moderna e inovadora para ser disseminado em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Desenvolvemos módulos pensando em uma educação para o século 21, com conteúdo adisciplinar, multimídia, com exemplos práticos e relevantes e com  participação ativa dos alunos.

Em parceria com a rede de estudo complementar Alicerce Educação, nosso conteúdo já é disponível para 70+ escolas, e 20mil+ alunos do país, formando agentes mirins ambientais, ou AMAs, por todo Brasil. A ambição é torná-los aptos a tomar decisões mais conscientes no seu dia-a-dia incentivar suas comunidades a fazer o mesmo  e inspirar diversidade na transformação ambiental do futuro.

Preencha abaixo seu nome e e-mail para baixar o livro de atividades da Sea Shepherd!

 

Sea Shepherd em parceria com a rede de estudo complementar Alicerce Educação, cria um modelo de ensino com foco na educação ambiental de crianças e adolescentes carentes de todo Brasil.

O projeto prioriza desenvolver ‘agentes mirins’ que disseminem a informação e conhecimento junto às suas comunidades, via um processo de gamificação similar a um sistema de escoteiros. Alunos coletam ‘selos’ ao executar exercícios práticos ensinados em aula.

A ambição é torná-los aptos a tomar decisões mais conscientes no seu dia-a-dia, incentivar comunidades a fazer o mesmo  e inspirar  diversidade na transformação ambiental do futuro.

Doe para ajudar nosso projeto de Educação Ambiental.

A Educação Ambiental é fundamental para criar cidadãos responsáveis com o futuro dos nossos oceanos e meio ambiente.

Já desenvolvemos um projeto-piloto de oficina-modelo no Espírito Santo que possui foco principal na coleta de lixo e na conscientização do consumo consciente e a conservação dos oceanos, e traz uma formatação que permite expansão para diversos temas ambientais e faixas etárias.

O conteúdo do Clube de captação de Agentes Mirins Ambientais da Sea Shepherd e Alicerce Educação tem a ambição de entregar:

  • Um convite à ‘renaturalização’: estimular os pais, educadores, e por consequência nossas crianças, a se aproximar à natureza e entender a sutil interdependência nossa com o ecossistema do planeta.
  • Foco no olhar interior, no autoconhecimento, no contato com o presente e com a vida real (em contraste à vida em auto-piloto e de gratificação instantânea) e no pensamento ‘biocêntrico’ e ética instintiva.
  • Trabalho da curiosidade inata, análise crítica, agência e papel do aluno na sociedade além da sua casa, família e país; como cidadão do planeta.
  • Desenvolvimento da empatia e inteligência emocional do aluno quanto à natureza e vítimas (humanas e não-humanas) atuais e futuras do impacto humano e das mudanças climáticas.
  • Convite ao conteúdo interdisciplinar, ou ainda melhor, ‘adisciplinar’, que interliga inteligência das mais diversas áreas para explicar em sua totalidade os fenômenos relacionados ao meio ambiente.
  • Uso de linguagem que estimula urgência, responsabilidade, agência, mas também esperança.
  • Inspirar uma nova geração de agentes de mudança, apresentando novas possíveis carreiras que possam encantar o aluno a querer desenvolver em si e seguir.
  • Apresentar histórias sobre os agentes de mudança de hoje – garantindo diversidade onde possível, para inspirar alunos a se verem nestas profissões do futuro.
  • Recomendamos o desenvolvimento de conteúdo focado em diferentes públicos conforme definição da Alicerce, mas também com possível uso para estudantes de universidades e adultos.

De acordo com nosso modelo piloto de conteúdo, recomendamos que os módulos sempre tenham como foco central o desenvolvimento de ‘agentes mirins ambientais’ que disseminam a informação e conhecimento junto às suas comunidades. Via um processo de gamificação similar a um sistema de escoteiros mirins conhecido internacionalmente, alunos coletam ‘selos’ ao executar exercícios práticos que são ensinados em aula. Isto pode ser feito por aplicativo digital ou cartilha. A ambição é que esta será a avaliação de performance dos alunos: via o impacto que seu aprendizado gerou na vida real; seja na escola, com sua família ou na comunidade.

Como parte do programa, visamos o desenvolvimento da plataforma dos ‘Agentes Ambientais Mirins’, onde alunos e professores registram suas participações em aula, monitoram e comprovam seu cumprimento de tarefas de casa, e acumulam ‘selos’ – com a permissão de um comparativo de performance da sala de aula, da comunidade e do o Brasil como um todo.

Temos como ambição prover um monitoramento do impacto destes módulos na percepção de sustentabilidade dos alunos. Nossa recomendação é gerar uma pesquisa de percepção pré, e pós exposição ao conteúdo aulas e exercícios práticos, para uma leitura fiel de impacto gerado pelo projeto. A Sea Shepherd conta com pesquisadores sociais experientes para liderar este estudo junto à Alicerce. Este estudo tem a ambição de gerar uma comprovação embasada do sucesso do formato, podendo assim tornar o projeto um um ‘open source’ de conhecimento que será porta de entrada para a discussão de uma melhoria nos estudos sobre sustentabilidade a nível nacional: em um primeiro momento para escolas privadas e de terceiro setor e; a longo prazo, para as escolas públicas de todo país.

Grandes mudanças de comportamento começam com passos pequenos. No caso dos desafios na esfera ambiental, a Sea Shepherd acredita que começa na árdua e desafiante tarefa de estar onde o problema está: não somente na ação direta em nossas praias e oceanos, mas também na formação diária de nossas crianças: os futuros agentes de mudança. Este é um projeto piloto da Sea Shepherd Educação que tem a ambição de ser replicado para escolas e comunidades do Brasil no segundo semestre de 2020.

Notícias Sea Shepherd Educação

O que mais ninguém vai te contar sobre a volta do McFish

O MCFISH VOLTOU e deu o que falar. Mas o que ninguém mais vai te falar sobre o retorno do McFish?

Sea Shepherd promove mergulho com realidade virtual e limpeza de praia com 45 crianças em Santos

Por meio de atividades educativas, levamos muita informação e experiências imersivas para crianças que participaram do evento “Diálogos da Cultura Oceânica”, em Santos. O evento faz parte das comemorações relacionadas à Década do Oceano.

Som do Oceano 2022 envolve comunidade santista

Durante o festival Som do Oceano 2022, organizado pela Sea Shepherd Brasil, centenas de pessoas conversaram sobre a importância do

Sea Shepherd Brasil promove ações educativas em São Paulo

Sea Shepherd Brasil realizou atividades educativas sobre lixo marinho com comunidade escolar do estado A primeira delas ocorreu no Dia

Como você pode ajudar a sensibilizar pessoas sobre a poluição marinha?

Sensibilizar as pessoas sobre questões ambientais não se resume a simplesmente narrar as ameaças que os ecossistemas estão sofrendo.

Campanha Borrifos realiza ações de conscientização durante a temporada das baleias no Brasil

Todos os anos, durante o nosso inverno, recebemos ilustres visitantes em nossa costa: as baleias. Elas saem de regiões polares,

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!