Editorial

Caça às focas canadenses

Comentário pela voluntária veterana da Sea Shepherd, Shannon Mann 

Por anos, a caça às focas canadenses tem sido uma questão controversa entre grupos ambientais e de proteção animal. O foco desta controvérsia provém do fato de que os bebês-foca são espancados até a morte – alguns são escalpelados vivos – por suas peles. Eu desafiaria qualquer um que sinta que esta é uma caça humana para que vá e testemunhe o massacre.

Em 2008, ainda a bordo do Farley Mowat, a Sea Shepherd fez isso. Por várias semanas nós seguimos os navios de caça e filmamos homens adultos matando bebês-foca. Não entrarei nos detalhes sangrentos, mas o vídeo que coletamos era literalmente repleto de violações e crueldade. Eu posso apenas imaginar como seria se não houvesse testemunhas nem câmeras.

Após ter revisto a evidência de nossa campanha, o Parlamento Europeu concluiu que a caça era, de fato, um ato desumano, e proibiu a importação de produtos de focas vindos da caça comercial.

Com exceção de sua natureza desumana, a “caça” continua a ser um dreno para os dólares dos contribuintes canadenses. Alguns anos atrás, um artigo publicado no The National Post, um dos principais jornais canadense, expôs a economia da caça. E, mesmo assim (independentemente do que saibam/ concordem ou não), estão substancialmente subsidiando a caça. Após a proibição europeia, os preços das peles cairam drasticamente, o que significa que ainda mais dinheiro do contribuinte foi usado para financiar a chacina de focas.

Recentemente, eu visitei o website do Departamento de Pesca e Oceanos e fiquei chocado com as informações apresentadas ou a falta delas. Eles afirmam que:

“Focas são um recurso natural valioso e a colheita de focas é essencial para a economia das comunidades rurais numerosas do Canadá, em Quebec e no norte.”

Nós sabemos que isto não é verdade. Focas não são vegetais para serem “colhidas”.

O website ainda diz:

O Governo do Canadá (GOC) tem rigorosa regulamentação baseada cientificamente , que são revistas regularmente, para assegurar uma colheita humana.

É interessante, já que o Parlamento Europeu julgou tão desumano que proibiu a importação das peles resultantes da caça. Numerosos biólogos e veterinários independentes de todo o mundo viajaram ao gelo para testemunhar a caça e para chegar a mesma conclusão.

“A colheita de focas é monitorada de perto e regulada firmemente.”

Com nossa experiência, sabemos que isso é simplesmente ridículo.

“Os indivíduos que acreditam que testemunharam uma infração aos Regulamentos dos Mamífero Marinhos devem trazer toda a informação relevante à atenção da indústria da pesca e escritórios locais do Canadá.”

Naturalmente, o que não mencionaram é que é ILEGAL testemunhar esta caça sem uma licença. Boa sorte para conseguir, e se conseguir, lhe dirão exatamente aonde ir e quando.

Esta é uma indústria de morte que molda uma sombra embaraçosa na maioria dos canadenses. Vamos salvar as focas e eliminar esta chacina e desperdício sem sentido de dólares do contribuinte.

Você concorda? Assine a petição!
http://www.thepetitionsite.com/takeaction/636/017/315/

Traduzido por Aline Louali, Diretora de Vídeos e Tradutora Voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil