Notícias

Sea Shepherd Brasil desenvolve conscientização ambiental com o Projeto Briza Surf

Por Luiz André Albuquerque, Diretor Regional Voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro

Na manhã do último sábado (05/05), o Núcleo Carioca do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) participou de um dia de atividades do Projeto Briza Surf, desenvolvido pelo Coletivo Briza, uma ONG sem fins lucrativos, fundada por Charles Alexandre da Silva no ano de 2002, com sede no bairro do Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O “Briza”, como é carinhosamente chamado por seus participantes, desenvolve um sensacional trabalho de troca de experiências e inclusão social através do esporte e da arte, por meio de quatro projetos; Briza Surf, Briza Skate, Briza Arte e Briza Corre, tendo recebido no ano de 2009/2010, o Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social.

Segundo, Charles Silva, o “Briza” acolhe não somente os adeptos da prática do esporte, mas busca uma convivência entre os jovens, levando-os a serem formadores de opinião, assumirem responsabilidades, terem disciplina e perspectiva de vida.

E diante desta perspectiva, foi com grande satisfação que o Núcleo Carioca do ISSB recebeu o convite para levar ao conhecimento dos participantes e voluntários do Briza Surf, a conscientização ambiental pela preservação dos oceanos, sendo abordados temas como: a pesca predatória, a preservação dos tubarões e o combate à prática do finning, o consumo consciente de pescados e os problemas decorrentes do lixo marinho.

Foi uma interessante troca de experiências, onde conseguimos observar que pessoas que não tem o contato com o mar no seu dia-a-dia, tem tanta preocupação na conservação da vida marinha quanto os que dele vivem próximo.

Levar o conhecimento básico aos integrantes do projeto, como por exemplo de que “cação é tubarão” e de que a grande parte dos peixes consumidos em feiras no subúrbio está em risco de extinção, obtendo um retorno tão positivo, nos trouxe a certeza de estar plantando sementes no lugar certo.

O Briza Surf é um projeto que visa tornar o esporte acessível a todos, com turmas semestrais, realizando atividades todos às manhãs de sábado, na praia da Barra da Tijuca.