Sea Shepherd Lança Operação Albacore
O Navio da Sea Shepherd, Bob Barker, chegou na República do Gabão para o início da Operação Albacore, uma nova campanha para deter a pesca ilegal, descontrolada, e ignorada, sob a direção do Governo do Gabão.
Por toda a temporada de 2016 de pesca de atum, os fuzileiros navais Gaboneses e os oficiais com a Agência de Cumprimento das Leis Pesqueiras (ANPA) serão posicionados a bordo do Bob Barker, trabalhando ao lado dos tripulantes da Sea Shepherd para patrulhar as águas soberanas do Gabão. Estas patrulhas fornecerão um veículo de cumprimento da lei para defender, conservar e proteger o habitat crítico do atum na África Centro-Oeste de Abril até Setembro de 2016.
A campanha tem como objetivo expandir o atual monitoramento, controle e medidas de vigilância para detectar e impedir a atividade de pesca ilegal enquanto também monitora o cumprimento legal de operadores de pesca licenciados.
Do total de pesca global, de 15-40% é estimado ser pescado por operadores de pesca, e 90% é pego em águas que estão sob a autoridade do Estado Costeiro. É um sistema complicado de travessia de fronteiras no Golfo da Guiné, associado com o fato de que muitos Estados Costeiros regionais tem falta de recursos operacionais adequados, por isso a pesca ilegal é tão predominante e prevalece nas águas ao longo da Costa Oeste da África.
O líder da Campanha, Capitão Peter Hammarstedt, disse, “Em 2015, a perseguição épica do notório navio de caça furtiva à Marlonga, Thunder, nos levou ao Golfo da Guiné. Quando o Governo do Gabão expressou sua intenção de interceptar e prender o Thunder, estava à entrar nas águas Gabonesas, eles demonstraram um comprometimento exemplar de combater de frente os pescadores criminosos. Trabalhando em cooperação com as autoridades do estado para fazer cumprir as leis de conservação nacional e internacional é um passo natural para a Sea Shepherd fazer e nós estamos orgulhosos de trabalhar com o Gabão, um país o qual pretende ser um líder regional em estabelecer um padrão de excelência de gerenciamento e cumprimento das práticas dos pescadores.