Borrifos, Notícias

CAMPANHA BORRIFOS MAMÃES E BEBÊS DE BALEIAS JUBARTE

Jubarte mamãe e bebê

As mamães jubartes (Megaptera novaeangliae) são muito protetoras e expressam muito amor ao seu bebê. Ao nadarem se tocam constantemente e a mamãe Jubarte carrega seu bebê no colo, apoiando-o sobre o dorso quando ele supostamente está cansado de acompanhá-la.

A Baleia-jubarte dá à luz a apenas um filhote a cada dois a três anos com 11 a 12 meses de gestação. Nascem com aproximadamente 4 metros pesando 1 tonelada. São mamíferos que bebem o leite em bocadas por ser muito denso. Ele toca gentilmente as mamas da mãe que jorra o grosso líquido na água e bebem em média de 100 a 400 litros de leite por dia! É o leite mais rico dos mamíferos e o desmame ocorre por volta dos 10 meses. Na fase adulta podem chegar a 40 toneladas.

Há aproximadamente 20 mil indivíduos, centenas passam pelo Brasil por volta de maio a julho para acasalar e parir seus filhotes com concentração maior em Abrolhos, o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul Ocidental.

APOIE os projetos de conservação destes magníficos animais que encontraram em nosso litoral brasileiro refúgio para a perpetuação da sua espécie. Toda ajuda importa! Saiba como engajar-se acessando SeaShepherd.org.br e Filie-se ajudando a Campanha Borrifos para o monitoramento e estudo das baleias jubarte em Ilhabela no litoral norte
de São Paulo.