Borrifos, Notícias

CAMPANHA BORRIFOS – OBJETIVOS COM DADOS DE AVISTAGENS, PESQUISA CIENTÍFICA, CURIOSIDADES, HISTÓRIA,CIÊNCIA CIDADÃ

A Campanha Borrifos para o monitoramento das baleias em Ilhabela é um projeto de apoio aos registros da migração das baleias jubarte em São Paulo, até então fora das rotas das observações registradas.

O marco zero é no bairro Borrifos (na base fixa do núcleo SP que leva o nome da campanha), local de muitos avistamentos nos últimos anos. O projeto visa ajudar na comunicação por rádio VHF da posição das baleias no mar, para criar imagens dos saltos e foto de identificação caudal, para criar alertas de proteção e interação inadequadas dos barcos particulares como também registrar os números dos avistamentos.

Doe para ajudar na conservação dos oceanos

O nome do ponto de comunicação é o RÁDIO SEA SHEPHERD para transmitir rapidamente a trajetória das baleias aos barcos do Projeto Baleia à Vista, barco dos guias e fotógrafos do Mar e Vida Ecotrip bem como das avistagens de longo alcance do Ponto Fixo do VIVA Verde Azul. O monitoramento ajuda os projetos da rede de profissionais da conservação marinha, como biólogos, fotógrafos, professores, cientistas e entusiastas, todos colaboradores em terra ou mar, num raio de 30 quilômetros ao sul da ilha para incrementar projetos da ciência científica e ciência cidadã.

O objetivo é expor a todos a rota de migração do litoral norte de São Paulo com vídeos, LIVES e diário de mar e terra, comportamentos e quantidade de animais avistados, todos relatados do local, com observação de apoio de binóculos, equipamentos de filmagem, drone e saídas embarcadas para levar os fatos para a sabedoria e encantamento popular. Assim acreditamos que criaremos medidas governamentais para a preservação e proteção das baleias do Atlântico Sul em rota para a Bahia, na região do berçário em Abrolhos.

APOIE o projeto de conservação e monitoramento das baleias de São Paulo contribuindo para a Campanha Borrifos ajudando com recursos financeiros, habilidades técnicas ou equipamentos em prol da proteção dos cetáceos.

Pelos oceanos

Visite, DOE, Compre em  seashepherd.org.br

#Borrifos #monitoramento #Jubarte @projetobaleiaavista #ballerina #cetacea @cap.ximango @marevida_ecotrip #kiria @frank_explorer @vivaverdeazul