Destaque, Notícias

Curso de metodologias aplicadas ao estudo e conservação de raias e tubarões em Santa Catarina

Nos dias 1 e 2 de Agosto, o Instituto Sea Shepherd Brasil realizou na Cidade Histórica de São Francisco do Sul (a terceira mais antiga do Brasil) , o curso de metodologias aplicadas ao estudo e conservação de raias e tubarões.

Foto: Núcleo SC

Foto: Núcleo SC

O curso, ministrado pelas biólogas e parceiras do Instituto, Bianca Rangel e Natascha Wosnick teve como objetivo trazer ao conhecimento de acadêmicos de ciências biológicas e apaixonados por raias e tubarões, aspectos básicos da biologia destes animais, problemática da pesca predatória e acidental (by catch), metodologias não letais de estudo e conservação, além de oportunidades de estágio no mundo e ações da Sea Shepherd em prol dos tubarões.

Foto: Núcleo SC

Tubarões e Raias são animais ameaçados de extinção em todo mundo. Cerca de 100 milhões são mortos anualmente, o que vai ocasionar um desequilíbrio ambiental irreversível nos mares.

Muitas vezes devido ao pouco conhecimento que as pessoas tem sobre esses animais, eles são rotulados de assassinos dos mares (no caso os tubarões) ou de pouca importância ambiental (no caso das raias). O curso, pela sua didática, tem também a missão de reverter esse pensamento. Mostrando a real importância desses animais para a vida marinha e como consequência, para o planeta.

Foto: Núcleo SC

 Agradecimentos especiais a Joel e Cynthia Piske que cederam espaço e deram todo apoio para a realização do curso, e a voluntária Ellen Martini pela organização.