Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil capacita estudantes, voluntários e profissionais em São Paulo

Por Guilherme Ferreira, Jornalista voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB)

Untitled

Voluntários aprendem a resgatar um “golfinho encalhado na praia.”

O curso ministrado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, teve como foco o resgate de animais marinhos atingidos por derrames de petróleo.

Infelizmente ainda é comum encontrarmos animais marinhos cobertos de petróleo e seus derivados na costa brasileira. Aves, mamíferos e peixes são os primeiros seres vivos a sofrerem as consequências do derramamento de resíduos nas águas brasileiras.

Muitos estudantes, profissionais e moradores de áreas costeiras são os primeiros a se depararem com estes animais em péssimas condições de saúde e, muitas vezes, já agonizantes. Temos o impulso de ajudá-los. Mas de que forma? Para que estas pessoas possam, de forma adequada, prestar um primeiro atendimento qualificado as vítimas, o ISSB ministra o curso de Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo.

No conteúdo do curso são ensinadas diversas ações práticas e preventivas para que estes acidentes ecológicos sejam minimizados e solucionados de forma eficaz. No último final de semana de fevereiro, no Diving College, em São Paulo (SP), o diretor técnico do ISSB, Wendell Estol, capacitou mais de 20 pessoas, entre estudantes, voluntários e profissionais de diversas áreas, a serem voluntários junto à equipe de resgate do ISSB. “Vivemos no mundo do petróleo e no Brasil o momento é de aumento na exploração deste recurso natural. Não seria leviano afirmar que os riscos de ocorrência de grandes derramamentos e de pequenos derrames crônicos aumentarem existe. Por isso devemos estar preparados para agir, minimizando os impactos sobre a fauna marinha”, falou Estol.

Para participar e conhecer o conteúdo completo deste e de e outros cursos de capacitação promovidos pelo Instituto acesse o link: http://seashepherd.org.br/capacitacao-e-cursos/ e seja mais um multiplicador do trabalho ativista ambiental.