Notícias

Navios da Sea Shepherd completam as Operações no Oceano Antártico para o ano de 2010

UntitledO Capitão Paul Watson ordenou que o Bob Barker parasse de perseguir o navio fábrica Nisshin Maru e tome rumo a Hobart, Tasmânia (Austrália).

“O Bob Barker está com um problema na válvula de combustível que tem o potencial de causar um defeito no motor”, afirmou Paul Watson que prosseguiu, “Não posso arriscar deixar o Bob Barker na costa da Antártida sem o Steve Irwin para auxiliá-lo. Portanto encerrar a campanha antártica deste ano, Waltzing Matilda, e chamar as embarcações de volta ao porto, era a coisa mais segura a fazer. Ambas as embarcações fizeram um trabalho fantástico este ano. Causamos mais prejuízos à frota baleeira japonesa em 2010 do que jamais causamos antes.”

A decisão de encerrar as operações de enfrentamento à meia noite marca três semanas inteiras onde a frota baleeira foi incapacitada de matar uma única baleia.

Somente mais duas semanas restam da temporada de caça permitida. No momento em que os baleeiros conseguirem lidar com o tempo e se reagruparem, não serão capazes de recuperar suas perdas financeiras.

“Quando pegamos estas três semanas aos dois dias de intervenções no Nisshin Maru e os 8-10 dias em que toda a frota fugiu por 2.500 milhas náuticas (4.630 km) em direção Oeste em janeiro, significa que ficaram por um mês inteiro sem caçar. Some isto aos dias perdidos por péssimas condições climáticas, o fato de dois navios arpoadores que passaram semanas perseguindo os navios da Sea Shepherd, o Shonan Maru 2 fora de ação (destacado como navio de segurança da frota japonesa) e rumo ao Japão com o Capitão Pete Bethune como prisioneiro, e diga-se DESASTRE FINANCEIRO para a frota baleeira japonesa. A OPERAÇÃO WALTZING MATILDA foi a nossa campanha mais bem sucedida nestes seis anos de nossas intervenções no Santuário das Baleias do Oceano Sul. Fizemos o melhor trabalho possível com os recursos disponíveis, tenho certeza de que salvamos as vidas de centenas de baleias” disse o Capitão Paul Watson.

O Steve Irwin tem sua chegada prevista a Hobart em 6 de março, o Bob Barker chega alguns dias mais tarde.

A Sea Shepherd irá agora preparar a defesa legal para o Capitão Pete Bethune no Japão.

O Steve Irwin tem prevista sua saída em 16 de março em direção ao Mar Mediterrâneo para se opor aos pescadores ilegais de Atum-azul (Bluefin).