Entre os dias 19 e 27 de maio, foi realizado em Florianópolis (SC) e, posteriormente, no Rio de Janeiro, o Curso de Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo.
Na capital carioca, o local escolhido para a realização da aula teórica foi o Grupo de Mergulho Estácio de Sá (GMES). Em Florianópolis, ocorreu no Hotel Costa Norte, na praia Ponta das Canas.
Nestes dois cursos reunimos mais de 60 pessoas, entre estudantes (níveis superior e técnico), profissionais liberais, colaboradores de empresas de emergências ambientais, professores universitários e mergulhadores.
Na programação dos cursos está previsto conteúdo teórico e prático. “Após a conclusão das aulas, os alunos saberão agir de forma correta e eficiente em situações de emergência, como no caso de um derrame de petróleo. Adequadamente preparado, qualquer pessoa, poderá ser útil no salvamento de animais marinhos petrolizados. O Curso é focado no resgate, não significa que estas pessoas poderão atuar como veterinários ou em procedimentos mais técnicos, pois o principal objetivo é formar voluntários capacitados a auxiliar os profissionais”, afirma Wendell Estol, Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd Brasil e instrutor do Curso.