Notícias

SEA SHEPHERD BRASIL PRESENTE NA RIO BOAT SHOW 2013

 

No dia 30 de abril, o Instituto Sea Shepherd Brasil esteve presente no “Rio Boat Show 2013”, maior salão náutico outdoor da América Latina, que realizou-se no período de 25 de abril à 1º de maio, no Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, para ministrar uma palestra acerca da atuação da organização na defesa dos ecossistemas marinhos, à nível nacional e mundial.

Luiz André Albuquerque, Diretor Regional do núcleo carioca iniciou a palestra falando sobre a constituição da organização no Brasil, sua fundação, as primeiras ações que foram realizadas, na área técnica e jurídica, através das ações civis públicas, abordando as principais campanhas desenvolvidas como as campanhas contra a pesca de arrasto ilegal, em defesa dos tubarões e na proteção de cetáceos.

 

Posteriormente, o voluntário Guilherme “Guiga” Pirá, narrou sua experiência como Cove Guardian – Guardião da Enseada – em Taiji, no Japão, local onde anualmente no dia 1º de setembro, inicia-se uma caça de golfinhos e baleias-pilotos, que dura um semestre, onde alguns poucos são escolhidos por treinadores de parques aquáticos de todo o mundo, em uma estreita ligação com a indústria do entretenimento. Para comoção mundial, os demais golfinhos são mortos, tendo sua carne vendida no comércio local e esta atividade é documentada pela equipe de Cove Guardians da Sea Shepherd, visando uma conscientização popular para não financiar shows com golfinhos em cativeiro.

Após a palestra, foi realizado um pequeno debate com o público presente, formado por voluntários, simpatizantes da Sea Shepherd e visitantes da Rio Boat Show.

 

O Rio Boat Show 2013 contou com a participação de cerca de 130 expositores, 200 modelos de barco, inúmeras novidades entre acessórios, equipamentos e serviços, palestras voltadas para segmento náutico, movimentando um total de R$ 276 milhões em negócios realizados, superando o evento de 2012.