Destaque, Notícias

Recuperação Ambiental com Plantio de Mudas Nativas em Laguna/SC

No dia 04 de Abril, voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil em conjunto com o Instituto Guardiões do Boto, de Laguna/SC, realizaram uma ação de plantio de árvores nativas nos molhes da Barra, local onde ficam os famosos golfinhos (botos) pescadores.

Foto: ISSB/SC

Foto: ISSB/SC

O intuito desta ação é recuperar as áreas degradas pelo homem e contribuir pra melhora da qualidade de vida dos botos de laguna que vem sofrendo com a poluição e destruição de seu habitat.

Essa parceria com uma ONG local é muito importante para que possamos somar forças em defesa dos botos, que afinal de contas é nosso bem maior e merecem ser protegidos” Explica Hugo Malagoli, diretor voluntário do núcleo de SC.

Durante a ação foram plantadas mais de 40 mudas de árvores nativas do local (aroeira – da família Anacardiaceae) que resiste ao clima não muito amistoso que acontece periodicamente no local, o vento nordeste e o sul e é fonte de alimento para muitas aves.

Foto: ISSB/SC

As mudas foram fornecidas IGB de Laguna, através do Sargento Elias Ochs, que é também presidente do IGB.

“Acredito que são em ações como essa, que unem outras instituições a nós e que envolvem as comunidades visivelmente afetadas pela destruição da vida marinha que nos tornamos mais relevantes! Ficamos mais motivados e podemos perceber em cada ato, em cada fala a honra que é servir a vida marinha neste Planeta ainda Azul. Espero que possamos cada vez mais agregar tantos outros apoiadores desta causa!”  comenta o voluntário Raphael Augustus.

Foto: ISSB/SC

Fato inusitado que durante a ação, dois Jet Skis em alta velocidade foram flagrados no canal da barra indo em direção dos botos que auxiliavam os pescadores. Ao perceberem a presença de voluntários, pararam e deram meia volta, pois é proibido a pratica deste esporte próximo aos botos. As pessoas sabem disso, mas como a fiscalização é deficiente e a impunidade é corriqueira, a prática continua acontecendo.

Foto: ISSB/SC

Foto: ISSB/SC