Destaque, Notícias

Curso de Ecologia e Conservação de Pequenos Cetáceos é ministrado no Rio de Janeiro

O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) realizou, nos dias 9 e 10 de julho no Rio de Janeiro, o curso “Ecologia e Conservação de Pequenos Cetáceos”, e contou com o apoio da nova Embaixada do Mar, a XDivers Scuba School, localizada no bairro do Jardim Botânico, zona sul carioca.

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá

O curso, ministrado pela bióloga e Diretora Regional do Núcleo Paraná (ISSB) Clarissa Ribeiro Teixeira, abordou inicialmente alguns aspectos gerais sobre a biologia, ecologia e evolução de cetáceos, ameaças antrópicas que ameaçam populações costeiras e, por fim, como o cativeiro influencia o comportamento destes animais.

Ao fim do curso, os participantes puderam assistir o filme BlackFish e debateram o assunto, principalmente sobre a “tradicional” matança de baleias-piloto nas Ilhas Faroé e de golfinhos na cidade de Taiji. O voluntário Guilherme “Guiga” Pirá, que participou de campanhas internacionais pela Sea Shepherd nestes locais, esteve presente e contribuiu para enriquecer o debate.

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá

A turma contou com a presença de participantes de diferentes áreas, do ensino médio a graduação em Ciências Biológicas, Pedagogia e até mesmo Educação Física. O próximo curso de Ecologia e Conservação de Pequenos Cetáceos será realizado em Curitiba/PR nos dias 20 e 21 de agosto e as inscrições já começaram no nosso site! Garanta a sua vaga!

O Núcleo Rio de Janeiro está em busca de novos voluntários. Caso você tenha interesse de juntar-se à nós, escreva um e-mail para [email protected].

Foto: Guiga Pirá

Foto: Guiga Pirá