Notícias

Requerimento tardio da Procuradoria Geral alemã dá a Ministros alemães mais tempo para salvar o Capitão Paul Watson!

Capitão Paul Watson ao leme do Steve Irwin. Foto: Barbara Veiga

A Sea Shepherd espera notícias sobre o destino do Capitão Paul Watson, que seria anunciado ontem pelo Superior Tribunal Regional alemão em Frankfurt, mas com o passar das horas, nenhuma palavra foi recebida do procurador geral até o fim do horário comercial. Às 18:00 horas, o procurador geral finalmente apresentou o seu requerimento para um mandado preliminar de extradição de prisão contra o Capitão Paul Watson. A apresentação tardia deste requerimento, juntamente com um feriado dos bancos alemães hoje, deu aos partidários e aliados do Capitão Paul Watson até esta sexta-feira para apelar à Ministra Federal da Justiça alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, e ao Ministro das Relações Exteriores, Dr. Guido Westerwelle, por direitos humanos internacionais.

O líder da assessoria jurídica do Capitão Paul Watson, Oliver Wallasch, disse o seguinte sobre o requerimento do promotor público na quarta-feira:

“Absolutamente incomum – eu nunca tive essa experiência em toda a minha prática em casos transfronteiriços – o fato de que a Procuradoria Pública afirmou que o Ministério da Justiça alemão e o Ministério das Relações Exteriores alemão têm o poder de parar o processo de extradição por razões políticas”.

Assim, as chaves para a liberdade do Capitão Paul Watson estão nas mãos da Sra. Ministra da Justiça e do Senhor Ministro das Relações Exteriores. Solicitamos, portanto, que todos os apoiadores do Capitão Paul Watson imediatamente entrem em contato com a Ministro da Justiça e o Ministro das Relações Exteriores para pedir-lhes o fim da extradição injusta e politicamente motivada do Capitão Paul Watson, diante de um painel de juízes decidindo o destino do Capitão Paul Watson na sexta-feira, 18.

Durante dias, os defensores da Sea Shepherd da Alemanha e ao redor do mundo têm expressado suas preocupações sobre a natureza política deste extradição, bem como a sua preocupação com a segurança do capitão Paul Watson, para a Ministra da Justiça Federal, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger. Dado o requerimento feito pelo procurador geral, agora é hora de também chamar a atenção do Ministro das Relações Exteriores, Dr. Guido Westerwelle. O ministro (ou ambos os ministros) pode tomar as medidas que a Interpol já tomou, e reconhecer que o caso contra o Capitão Paul Watson é politicamente motivado e é uma violação dos direitos humanos do Capitão Paul Watson.

Se os Senhores Ministros não conseguirem colocar freios na perseguição do capitão Paul Watson, o processo de extradição continuará, e a Costa Rica terá um máximo de 90 dias, a partir do momento que ele foi preso, para expor o seu caso falso de extradição. Durante este tempo, o Capitão Paul Watson ficaria isolado na prisão, à espera de uma extradição que equivaleria a uma sentença de morte.

A máfia taiwanense do finning de tubarão anunciou uma recompensa de US$ 20.000 pela sua cabeça por anos. Sabemos que o braço da máfia de finning de tubarão de Taiwan não atinge apenas a indústria da pesca ilegal na Costa Rica, mas também o sistema prisional de lá. A Sea Shepherd teme que o Capitão Paul Watson não receba um julgamento justo na Costa Rica, mas que ele provavelmente não sobreviveria à prisão por tempo suficiente para ver o interior de uma sala do tribunal.

Este é o nosso esforço final para pedir aos Senhores Ministros intervirem antes que o processo de extradição comece oficialmente. Nós só temos algumas horas para mudar as mentes dos oficiais alemães que podem fazer a diferença, e não apenas salvar a vida do Capitão Paul Watson, mas também salvar a vida de baleias, golfinhos, focas e peixes que ele passou sua vida defendendo corajosamente.

Ao visitar o Capitão Paul Watson na prisão, o Oficial de Operações Náuticas, Peter Hammarstedt, e o Diretor de Inteligência e Investigações, Scott West, foram capazes de obter uma nota manuscrita do Capitão Paul Watson aos seus apoiadores, que você pode visualizar e ler a tradução na parte inferior deste artigo.

Por favor, ligue, mande um e-mail, e envie fax aos seguintes ministros:

Sabine Leutheusser-Schnarrenberger
Ministra Federal da Justiça
Deutscher Bundestag
Platz der Republik
11011 Berlin

Telefone 030-227 751 62, 
de fora da Alemanha +49 302 277 5162
Fax 030-227 764 02, 
de fora da Alemanha +49 302 277 6402
E-Mail: [email protected]

Ministério Federal da Justiça
Mohrenstrasse
3710117 Berlin
Alemanha

Telefone: +49 (030) 18 580-0
Telefax: +49 (030) 18 580-9525

Dr. Guido Westerwelle – Ministro das Relações Exteriores
FDP-Bundestagsfraktion
Platz der Republik 111011
Berlin

Tel:. 030/22771636, de fora da Alemanha +49 302 277 1636
Fax: 030/22776562, de fora da Alemanha +49 302 277 6562
E-Mail: [email protected]

Carta escrita por Paul Watson
Tradução: Aline Louali

Agradeço à todos os apoiadores da Sea Shepherd ao redor do mundo, por estarem presentes por mim e por assegurarem minha liberdade desta cadeia na Alemanha.
Nossos esforços para proteger a vida de nossos oceanos nos trouxe alguns inimigos poderosos.
Contra esse poder, nós temos a paixão de todos aqueles que apóiam a vida e é esta paixão pela vida que vai triunfar sobre o poder daqueles que destruiriam nossos oceanos.
Eu sei que com seu apoio, a Alemanha não irá me mandar para o que certamente é uma sentença de morte na Costa Rica.

Capitão Paul Watson

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil