Campanha Defensores dos Tubarões

Uma campanha da Sea Shepherd Brasil para proteger os tubarões de Fernando de Noronha.

Campanha Defensores dos Tubarões

A missão desta campanha é proteger os tubarões em seu habitat natural e estimular sua saudável coexistência com seres humanos para manter um oceano saudável.

No Brasil, a Campanha Defensores dos Tubarões tem seu foco inicial na proteção dos tubarões em um dos maiores refúgios oceânicos, o arquipélago de Fernando de Noronha. Trabalhamos com educação e expertise para a sensibilização de residentes e turistas em Fernando de Noronha, visando a mudança na narrativa sobre os tubarões: de seres assustadores que devem ser abatidos para proteção de turistas, para animais fascinantes que devem ser admirados, respeitados e protegidos.

OS TUBARÕES EM FERNANDO DE NORONHA

Esse refúgio no meio do Oceano Atlântico é uma área prioritária para a conservação desses grandes predadores. Isso porque a região serve como área de berçário, reprodução e alimentação para mais de cinco espécies ameaçadas de extinção e altamente exploradas pela pesca. 

Dados os últimos incidentes com tubarões no Arquipélago e a recente sugestão de abate dos tubarões pelo Conselho Distrital local, acreditamos que uma abordagem atrelando a pesquisa científica e conscientização sobre a importância dos tubarões para o ambiente marinho será fundamental para proteger esses animais na região.

O objetivo principal da campanha é aprofundar a compreensão da importância do arquipélago e região para estas espécies, assim influenciando em decisões públicas para a sua melhor proteção. Além disso, gerar conteúdo informativo e educacional para residentes e turistas, promovendo cada vez mais uma melhor coexistência entre humanos e tubarões no arquipélago de Fernando de Noronha.

NOSSO PLANO DE AÇÃO:

Pesquisa social

Visa entender a percepção do público em nível local e nacional sobre os tubarões de Fernando de Noronha e quais medidas mitigadoras para evitar incidentes com tubarões são as tidas como mais aceitas pelas pessoas. Além disso, verificar a aceitação do público para a criação do primeiro santuário de tubarões no Brasil.

Cursos de capacitação

Os cursos de capacitação sobre tubarões para condutores de turistas e instrutores de mergulho tem como objetivo apresentar os aspectos da biologia e conservação de tubarões, e boas práticas no mergulho. É esperado que desta forma os condutores e instrutores estejam capacitados a fornecerem informações atrativas para os turistas e conscientizá-los sobre a real situação dos tubarões de Noronha e do mundo.

Material e atividades educativas

É esperado que as atividades educativas promovam uma discussão aberta sobre o real impacto e ações de mitigações de fato eficazes para evitar incidentes com tubarões e sobre a importância desses animais para o ambiente marinho, assim como a importância do Arquipélago para sua conservação.

Webinars e workshops

Visam encontrar parcerias importantes para promover uma discussão aberta ao público sobre incidentes com tubarões, convocando pesquisadores e ativistas nacionais e internacionais com grande experiência neste tema.

Pesquisa científica

Objetiva o monitoramento de tubarões e raias no Arquipélago de Fernando de Noronha e arredores - especificamente, mapear a distribuição das espécies, estimar a abundância e tamanho populacional e identificar habitat críticos para os tubarões e raias. Além disso, avaliar como os tubarões interagem com as pessoas.

RESULTADOS ESPERADOS:

Residentes e turistas engajados na proteção dos tubarões pela conscientização dos impactos negativos de sua extinção para o ecossistema e sua importância para o turismo local

Estruturação de um turismo responsável, 100% alinhado à conservação dos tubarões

Obtenção de dados científicos para auxiliar na gestão do Parnamar e APA de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha se tornar um polo de transformação da narrativa do tubarão, de um animal temido a um animal a ser admirado e que precisa de urgente proteção

Fornecer dados robustos para ampliar a área marinha protegida e para, com embasamento e dados, defender a criação do 1º santuário de tubarões do Brasil

Foto de capa: Fabio Borges
Álbum de fotos: Fábio Borges e Yuri Niella

Algumas ilustrações adaptadas de freepik.com

Vista a camisa desta campanha!

Visite nossa loja online e apoie esta e outras campanhas comprando nossas camisetas.

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!