O filme sobre a matança de golfinhos em Taiji, no Japão, apresenta entrevistas com o Presidente e Fundador da Sea Shepherd, Capitão Paul Watson assim como imagens dos membros da tripulação da Sea Shepherd, Allison Lance e Alex Cornelissen, libertando golfinhos das redes em Taiji.
The Cove superou outros quatro indicados incluindo o “This Is It” do Michael Jackson.
The Cove mostra os esforços de um time especial composto or Psihoyos para acompanhar o trabalho do defensor de golfinhos Ric O’Barry que se opõe à matança dos golfinhos pelos pescadores locais em uma enseada escondida na cidade baleeira de Taiji, a maior fonte de golfinhos capturados para uso em entretenimento do mundo.
O filme ganhou reconhecimento internacional e expôs a brutalidade horrível infligida aos golfinhos no Japão e as medidas repressivas usadas pelos japoneses para evitar que seu segredinho sujo seja exposto.
A Sea Shepherd Conservation Society está orgulhosa deste filme. Este projeto começou em outubro de 2003 quando voluntários da Sea Shepherd foram a Taiji para documentar a matança. Foi neste mesmo ano que Allison Lance e Alex Cornelissen foram presos pelo “crime” de salvar a vida de 15 golfinhos que eles soltaram das redes.
Embora o vídeo e fotos feitos pela Sea Shepherd terem sido publicados mundialmente, ainda levou mais alguns anos de ativismo do O’Barry, da Sea Shepherd e da Surfers for Cetaceans para construir o momento da campanha, a qual trouxe o filme The Cove para o conhecimento da crítica internacional.
A Sea Shepherd aplaude Louie Psihoyos e seu time, juntamente com Ric O’Barry. Este filme tem agora verdadeiro potencial para vencer um “Academy Award”.