Notícias

The Cove vence o prêmio de melhor documentário

Mais de 20 mil golfinhos todos os anos são mortos anualmente

Mais de 20 mil golfinhos são mortos anualmente em Taiji.

The Cove (A Enseada) dirigido por Louie Psihoyos venceu o Prêmio de Melhor Documentário da “Critics Choice Awards” em Los Angeles.

O filme sobre a matança de golfinhos em Taiji, no Japão, apresenta entrevistas com o Presidente e Fundador da Sea Shepherd, Capitão Paul Watson assim como imagens dos membros da tripulação da Sea Shepherd, Allison Lance e Alex Cornelissen, libertando golfinhos das redes em Taiji.

The Cove superou outros quatro indicados incluindo o “This Is It” do Michael Jackson.

The Cove mostra os esforços de um time especial composto or Psihoyos para acompanhar o trabalho do defensor de golfinhos  Ric O’Barry que se opõe à matança dos golfinhos pelos pescadores locais em uma enseada escondida na cidade baleeira de Taiji, a maior fonte de golfinhos capturados para uso em entretenimento do mundo.

O filme ganhou reconhecimento internacional e expôs a brutalidade horrível infligida aos golfinhos no Japão e as medidas repressivas usadas pelos japoneses para evitar que seu segredinho sujo seja exposto.

A Sea Shepherd Conservation Society está orgulhosa deste filme. Este projeto começou em outubro de 2003 quando voluntários da Sea Shepherd foram a Taiji para documentar a matança. Foi neste mesmo ano que Allison Lance e Alex Cornelissen foram presos pelo “crime” de salvar a vida de 15 golfinhos que eles soltaram das redes.

Embora o vídeo e fotos feitos pela Sea Shepherd terem sido publicados mundialmente, ainda levou mais alguns anos de ativismo do O’Barry, da Sea Shepherd e da Surfers for Cetaceans para construir o momento da campanha, a qual trouxe o filme The Cove para o conhecimento da crítica internacional.

A Sea Shepherd aplaude Louie Psihoyos e seu time, juntamente com Ric O’Barry. Este filme tem agora verdadeiro potencial para vencer um “Academy Award”.

Saiba mais sobre o massacre em Taiji.