Notícias

Sea Shepherd com apoio da Odontoprev faz expedição científica de limpeza de praias do Chuí ao Oiapoque

Em expedição inédita, objetivo é mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos nas praias brasileiras, percorrendo os 7 mil quilômetros de costa em 18 meses.

Para Comunicação Imediata

Carro de corrida em pista de terra

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Fotos e vídeo para uso imediato aqui | Fonte imagens: Sea Shepherd Brasil | Antonio Valiente

A Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, com apoio da Odontoprev, empresa líder em planos odontológicos na América Latina, realizam a primeira expedição terrestre da organização para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras. A expedição contará com um ônibus que foi reformado para ter impacto mínimo ao meio ambiente, que percorrerá mais de 16 mil km, iniciada no dia 10 de abril de 2022 no Chuí e com término previsto para agosto de 2023, no Oiapoque.

O anúncio oficial da campanha nas mídias sociais da Sea Shepherd e Odontoprev será feito em conjunto neste dia 8 de junho, que é o Dia Mundial do Oceano, apresentando os detalhes do projeto pelo combate de resíduos no mar e pela proteção do oceano.

Juan Pablo Torres-Florez, Coordenador Técnico da Sea Shepherd Brasil, conta que o objetivo da expedição é gerar dados para informar a população e influenciar órgãos governamentais na criação de políticas públicas. “Mesmo com a Sea Shepherd expondo por anos como o plástico está em todo lugar no oceano, nada significativo ainda foi feito. Fica clara a urgência de abordar a questão do plástico no oceano com ciência e dados concretos, para assim exigir por políticas públicas com argumentos fortes e convicção. A expedição Ondas Limpas na Estrada visa trazer evidências científicas para que ações bem embasadas sejam tomadas com urgência”.

A expedição conta com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos marinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP, aponta a abrangência e profundidade do estudo: “Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”. Atualmente, o Brasil despeja diariamente 890 toneladas de plásticos nos oceanos (Oceana, 2021), e é o sexto país que mais descarta plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021).  

Cobrindo toda a costa brasileira, do sul ao norte, os cientistas voluntários a bordo do ônibus irão avaliar desde praias urbanas até praias desertas. A expedição será financiada pela Odontoprev, que busca apoiar projetos sociais e ambientais, além de ser a primeira empresa de saúde carbono neutro do Brasil.  

O ônibus iniciou sua operação no dia 10 de abril, e teve o Rio Grande do Sul como seu primeiro estado, para calibragem piloto da pesquisa e operação a bordo. A passagem por RS já cobriu um total de 27 praias analisadas, desde a praia do Cassino, passando pelo Farol da Solidão e a praia do Imbé. A equipe já se encontra em Santa Catarina, continuando a jornada de 18 meses que chegará até o Amapá. Atividades de mutirão de limpeza com voluntários no local também acontecerão no percurso, a equipe já planeja mutirões abertos em Florianópolis – SC, Itapoá – PR, Santos e Ilhabela – SP.

Além das redes sociais da Sea Shepherd Brasil (@seashepherdbrasil) e Odontoprev (@odontoprevoficial), o site oficial da campanha trará novidades sobre o percurso, um mapa que aponta o itinerário e eventuais recrutamentos de voluntários para fazer parte da jornada:

www.ondaslimpasnaestrada.org.br

Durante o estudo, a Odontoprev, alinhada ao seu propósito de Impulsionar a Odontologia de qualidade, também irá oferecer consultas odontológicas gratuitas para os catadores das cooperativas envolvidas na reciclagem dos materiais coletados. 

Renato Costa, CIO/CMO da Odontoprev, afirma que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer. “Buscamos parceiros que tenham propósitos alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de milhões de pessoas, inclusive os catadores de nossas áreas costeiras, com doação de consultas odontológicas, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”.

A operação conta, ainda, com o apoio da expert em logística reversa Yattó, que irá mapear as cooperativas de reciclagem, planejar a coleta de resíduos e medir a geração de impacto da operação, desde a emissão de CO2, utilização de água, além de também mensurar o impacto positivo no oceano e o social das cooperativas.

A expedição será documentada pela Produtora Brasileira, divulgando o percurso dos voluntários a bordo durante a viagem.

O ônibus, doado pela Odontoprev, especialmente para esta operação, foi reformado para acomodar até 6 voluntários, e recebeu doações de bateria de lítio da empresa líder UNICOBA, assim como preços reduzidos de painéis solares SunPower pela Mobimax e de inversores da NeoSolar para garantir um impacto mínimo na realização desta pesquisa.

Outras empresas com foco sustentável como Naveia, leites de aveia, MamiWata, com protetores solares e Urban Pharmcy, com marmitas congeladas a base de plantas, também contribuíram com doações para toda a operação não emitir toxicidades ao meio ambiente, ter um mínimo de plástico gerado e contribuir para a dieta 100% à base de plantas, assim reduzindo ainda mais o impacto de água e carbono e da operação.