Notícias

Manchas de óleo são encontradas no litoral sul gaúcho

Por Guilherme Ferreira, Coordenador de Imprensa Voluntário do ISSB.

Na praia do Hermenegildo, localizada no litoral sul do Rio Grande do Sul, foram encontradas pequenas manchas de óleo na beira mar

IMG_3004 - herme - óleoO Biólogo e diretor técnico do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), Wendell Estol, juntamente com a estudante de biologia e voluntária do ISSB, Roberta Policarpo, estiveram na praia do Hermenegildo para verificar a ocorrência de pequenas manchas de óleo (entre 1cm e 4cm de diâmetro) .

Os voluntários realizaram a inspeção na beira da praia, durante os dias 24 e 25 de abril, com intuito de coletar e levar amostras para a perícia da Polícia Federal. Estas análises técnicas poderão ser comparadas com as amostras de óleo encontradas no litoral norte gaúcho, encontradas no dia 8 de abril, e determinar se a procedência deste óleo é a mesma em ambos os casos.

Durante a vistoria também foram encontrados rolos de fitas adesivas, utilizados muitas vezes para embalagem de pescado, na beira da praia. “Estas fitas encontradas aqui no Hermenegildo podem indicar que barcos pesqueiros estão processando e embalando pescado ilegal ainda em alto mar, fato que dificulta a fiscalização e facilita a ação destes criminosos”, afirma Estol.

Esta saída de campo também serviu para treinamento e aperfeiçoamento de voluntários do ISSB. Durante o período de estadia foram realizadas pesquisas e estudos a respeito da fauna marinha e terrestre da região. Este aperfeiçoamento contou com o apoio do Instituto Litoral Sul, ONG local, que tem como missão a conservação dos ecossistemas da região e para isso desenvolve diversos projetos, como o de monitoramento de faixa de praia e o salvamento de animais marinhos afetados pelas ações humanas. Além disso, conta com a estrutura de um museu, onde realizam atividades de educação ambiental. “ Esta ONG foi fundada por voluntários que fizeram a capacitação de salvamento de animais marinhos afetados por petróleo no ano de 2002. Hoje coordenam as ações do Instituto Litoral sul, que é uma das parceiras do ISSB mais atuantes”, ressalta Estol.