Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil no 25º Festival Internacional de Balonismo

Por Rodrigo Marques, Coordenador Regional Voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil, Núcleo Estadual Rio Grande do Sul

Em parceria com a ONG Pró Squalus, o Instituto Sea Shepherd Brasil deu seguimento à Campanha em Defesa dos Tubarões no 25ª Festival Internacional de Balonismo.

O evento, realizado no Parque do Balonismo, em Torres, entre os dias 01 a 05 de maio, apresentou ao público diversas atrações: arena de shows, tenda cultural, feira comercial, feira de filhotes, passeios de helicóptero, parque de diversões e área para esportes.

Cia. Paulista Balões. Foto: Naian Meneghetti / Área dos Balões. Foto: Rodrigo Marques

Durante todo o dia os voluntários do ISSB e da Pró Squalus destacaram a importância de preservar os tubarões e apresentaram o pedido de moratória aos visitantes que assinaram o livro da campanha. O destaque ficou para as crianças que participaram do Projeto de Educação Ambiental, em janeiro, quando colocamos um container simulando uma apreensão de barbatanas, na Praia Grande, em Torres (RS).

Criançada consciente. Foto: Rodrigo Marques

Gratificantes foram as novas amizades que fizemos por lá. Uma figura carismática mostrou que o apoio entre espécies é muito importante nessa longa jornada de preservação. O Canil Municipal de Torres, administrado por Yasmini Borges, realiza um excelente trabalho com os nossos “amigos peludos”.

Mascote do Canil Municipal. Foto: Rodrigo Marques

Os “peludos” também protegem os oceanos e seus amigos marinhos. Foto: Rodrigo Marques

O saldo do evento foi positivo. Conseguimos muitas assinaturas para a Campanha e, segundo o voluntário do Núcleo RS, Naian Meneghetti, “achei muito gratificante conhecer pessoas de vários lugares do país e do mundo, gostei de interagir com voluntários de outras organizações e conversar com o público do Festival de Balonismo sobre a Campanha”.

Balão Surpresa. Foto: Rodrigo Marques

A Campanha segue seu curso, em todo território nacional, e esperamos que, em breve, os tubarões consigam recuperar sua população e continuar regulando os oceanos do mundo para que assim a vida continue prosperando nessa casa chamada Terra.