Destaque, Notícias

Equipamentos de campo do ISSB são roubados durante operação no litoral do RS

Por Rodrigo Marques, Coordenador Núcleo RS

Todos sabem o quanto é difícil ser ambientalista neste país e isso não é segredo pra ninguém. Existem crimes ambientais ocorrendo por toda a costa brasileira e os órgãos fiscalizadores, infelizmente, não conseguem dar conta de todo esse problema. Sendo assim, grupos de pessoas juntam-se para auxiliar no que for preciso, para que a vida marinha possa ter uma chance de sobrevivência e os crimes não continuem impunes. Assim foi no caso do derrame de petróleo em 2012, onde o Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), por solicitação do Ministério Público do RS, acompanhou todo o processo e auxiliou na punição dos envolvidos, bem como em outras diversas ocasiões onde o ISSB, de forma voluntária, colocou-se na linha de frente e não recuou.

Recentemente, lançamos a Operação Redes em Chamas e algumas pessoas se sentiram um tanto quanto “incomodadas” com esta ação. Em razão do caráter ativista e radical, a Sea Shepherd, constantemente, é alvo de ameaças e agressões verbais sejam pessoalmente ou em redes sociais. Esses “agressores” são aqueles nos quais a Sea Shepherd fechou as portas ou impediu que continuassem a ganhar dinheiro fácil, através da pesca predatória ou qualquer outra atividade ilegal relacionada ao oceano.

O Instituto Sea Shepherd Brasil está desde quarta feira (15/10) em campo, no litoral norte do RS fazendo exatamente isso, tentando buscar de alguma forma auxiliar na preservação de nossos oceanos, conscientizando, fiscalizando e denunciando o que está errado. Ao que parece, algumas das ameaças se concretizaram, já que o ISSB teve o local onde estavam os materiais de trabalho no campo, arrombado e os pertences roubados. Nada mais foi levado, apenas o material essencial para a instituição – Lunetas, Binóculos, Máquina Fotográfica, tripés, cabos, etc. deixando bem claro o que eles queriam de fato: IMPEDIR O NOSSO TRABALHO !!!

Boletim de ocorrência feito após o roubo.

A Sea Shepherd sempre será uma ONG ativista. atuando onde os crimes ambientais marinhos acontecem e nada, nem ninguém irá nos deter, na busca para defender e conservar os ecossistemas marinhos, o que juramos proteger. 

Eles podem até tentar, mas nunca irão nos intimidar!

A vida marinha agradece!