Destaque, Notícias

“Botos nas redes, mas agora para salvá-los” – ISSB lança a Campanha Cetáceos para Sempre em Laguna/SC

No dia 20 de dezembro o Instituto Sea Shepherd Brasil esteve em Laguna/SC para lançar a campanha Cetáceos para Sempre promovendo o evento Laguna em defesa dos Botos.

Usando redes de pesca, o Sea Shepherd expôs  imagens chocantes da realidade dos Botos de Laguna como a de Zariguim, morta no rio Tubarão por rede ilegal em 2014.

Exposição de imagens dos botos vítimas de redes de pesca ilegal, do molestamento de jet skis e de doença cutânea. Foto: Fernando Zabot.

As redes também foram usadas para, simbolicamente, cercar os carros na Av. Colombo Machado Sales e no semáforo ao lado do centro administrativo Tordesilhas.

Foto: Fernando Zabot.

“Por cinco minutos fechamos o trânsito, com o apoio da Polícia Militar. Procuramos sensibilizar as pessoas para a condição dos botos que ficam presos nas redes, impedindo que os carros seguissem”, explica Alexandre Pessoa, voluntário do Núcleo SC do Sea Shepherd, “enquanto isso abordamos os carros entregando panfletos para estimular a adesão de mais pessoas à causa dos Botos.”, finaliza Alexandre.

Veículos “retidos” em rede de pesca por integrantes do Sea Shepherd. Foto: Fernando Zabot.

Ação de sensibilização. Foto: Fernando Zabot.

Voluntária do Sea Shepherd entregando material informativo sobre a situação dos Botos de Laguna. Foto: Fernando Zabot.

O Sea Shepherd também convidou os participantes a assinarem uma petição requerendo mais apoio da Polícia Militar Ambiental para fiscalização do Rio Tubarão. A petição será protocolada na sexta-feira (26/12) na Polícia Militar Ambiental, em Laguna.

O evento contou com a participação de simpatizantes do Sea Shepherd de outros Estados, como a estudante Vitória Fernandes Cardoso, que veio de Porto Alegre com a sua família. Vitória e sua mãe, Sônia, participaram ativamente demonstrando que a preocupação com a preservação dos Botos não possui fronteiras.

A estudante de mestrado, Fátima, veio de Florianópolis para conhecer mais sobre a situação dos Botos de Laguna, e participou da petição requerendo mais fiscalização na região. Foto: ISSB.

O evento contou também com a participação do Instituto Guardiões do Boto, que através de faixas pediam mais fiscalização.

Instituto Guardiões do Boto. Foto: Fernando Zabot.

 “Estou muito satisfeita com o resultado desta primeira ação de educação ambiental em Laguna, porque sentimos as pessoas bem sensíveis quando explicávamos sobre os fatores de risco para os Botos.”, comenta Renata Fortes, advogada do Sea Shepherd, “já temos uma ação judicial requerendo um plano de ação para preservação dos Botos, mas a questão fundamental para a preservação sempre será a conscientização da população e o seu envolvimento em causas dessa natureza.” conclui Renata.

O Sea Shepherd informou que continuará desenvolvendo ações em Laguna. “A defesa e preservação dos Botos de Laguna já é uma bandeira do Sea Shepherd Brasil, assim como o berçário das Baleias Franca. Estamos determinados a mudar a realidade dos Botos e contamos com Laguna, sociedade e poder público, em um esforço conjunto.”, informa Hugo Malagoli, Diretor Regional SC do Shepherd Brasil.

Para saber mais, acesse: Botos de Laguna, a Taiji brasileira?