Destaque, Notícias

World CleanUp Day 2018 – Paraná – Brasil

Em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias o núcleo Paraná da Sea Shepherd Brasil fez uma ação em Pontal do Paraná, cidade que fica a cerca de 100 km de Curitiba. Contando com um grupo de 14 voluntários, a ação durou quase 3 horas e foram percorridos um pouco mais de 1 km de praia.

 

Os voluntários reuniram-se na Praia de Guarapari em Pontal do Paraná

 

Os mais sortidos objetos de plástico foram encontrados como lixo.

Foram encontradas grandes quantidades de lixo, tanto na areia quanto na vegetação de restinga. Dentre o lixo que foi tirado da praia estavam muitos objetos de plásticos de todos os tipos e tamanhos, como copinhos, sacolas, embalagens de alimentos, garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, canudos, tampinhas, brinquedos de criança e apetrechos de pesca, como pedaços de rede, boias e vários partes de cordas de nylon.
Além do plástico, também foram encontradas latinhas de cerveja e refrigerante, artigos de higiene pessoal, roupas, chinelos, pedaços de isopor, isqueiros, muitas bitucas de cigarro, partes de cadeiras de praia, uma bola de futebol, lâmpadas, medicamentos, embalagens de preservativos, etc. Todo o material coletado gerou um total de 107 kg, evidenciando a falta de respeito das pessoas pela natureza, descartando tudo sem a menor preocupação com os efeitos maléficos que esse lixo causa aos animais marinhos, às aves e aos próprios seres humanos.

Nos dados registrados foram coletadas 384 tampinhas de garrafa.

 

O campeão do micro lixo foi o filtro de cigarro – 649 unidades.

As embalagens plásticas também poluem através das correntes oceânicas.

 

Muitos animais foram encontrados mortos à beira-mar que podem ter ligação com o desequilíbrio ambiental.

Outro fato que chamou a atenção dos voluntários foi a grande quantidade de animais mortos, dentre eles peixes, aves, pinguins e tartarugas. Isso é bem incomum em nossas limpezas, ainda mais na quantidade encontrada, o que demonstra o claro desequilíbrio que os ambientes marinhos estão sofrendo.

Finalmente, nos 107 kg de lixo contendo 1725 itens, os 5 mais encontrados nesta ação de limpeza foram:
649 filtros de cigarro
384 tampinhas plástica de garrafa
124 canudos
87 embalagens de alimento
82 garrafas pet