Em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias o núcleo Paraná da Sea Shepherd Brasil fez uma ação em Pontal do Paraná, cidade que fica a cerca de 100 km de Curitiba. Contando com um grupo de 14 voluntários, a ação durou quase 3 horas e foram percorridos um pouco mais de 1 km de praia.
Foram encontradas grandes quantidades de lixo, tanto na areia quanto na vegetação de restinga. Dentre o lixo que foi tirado da praia estavam muitos objetos de plásticos de todos os tipos e tamanhos, como copinhos, sacolas, embalagens de alimentos, garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, canudos, tampinhas, brinquedos de criança e apetrechos de pesca, como pedaços de rede, boias e vários partes de cordas de nylon.
Além do plástico, também foram encontradas latinhas de cerveja e refrigerante, artigos de higiene pessoal, roupas, chinelos, pedaços de isopor, isqueiros, muitas bitucas de cigarro, partes de cadeiras de praia, uma bola de futebol, lâmpadas, medicamentos, embalagens de preservativos, etc. Todo o material coletado gerou um total de 107 kg, evidenciando a falta de respeito das pessoas pela natureza, descartando tudo sem a menor preocupação com os efeitos maléficos que esse lixo causa aos animais marinhos, às aves e aos próprios seres humanos.
Outro fato que chamou a atenção dos voluntários foi a grande quantidade de animais mortos, dentre eles peixes, aves, pinguins e tartarugas. Isso é bem incomum em nossas limpezas, ainda mais na quantidade encontrada, o que demonstra o claro desequilíbrio que os ambientes marinhos estão sofrendo.
Finalmente, nos 107 kg de lixo contendo 1725 itens, os 5 mais encontrados nesta ação de limpeza foram:
649 filtros de cigarro
384 tampinhas plástica de garrafa
124 canudos
87 embalagens de alimento
82 garrafas pet