Notícias

Whale Watching em Garopaba (SC)

Por Rodrigo Marques, Coordenador Técnico Operacional, Núcleo Sea Shepherd RS

O Núcleo RS do Instituto Sea Shepherd Brasil esteve no último final de semana de setembro em Garopaba (SC), a convite do Diretor Regional Voluntário do Núcleo SC, Hugo Malagoli, para uma tarde de avistamentos de baleias.

Núcleo RS e Núcleo SC na Base Cângulo, em Garopaba (SC). Foto: Núcleo RS

O tempo, infelizmente, não favoreceu, reduzindo o número de pessoas no barco. Alguns voluntários de Santa Catarina cederam, gentilmente, seus lugares para as pessoas que vieram do Rio Grande do Sul.

Sem dúvida foi uma tarde inesquecível para todos que estiveram presentes. As baleias francas não decepcionaram e proporcionaram um belo espetáculo!

Filhote de baleia franca. Foto: Léo Peters

Ver as baleias nadando livremente foi um misto de alegria e tristeza. Era inevitável pensar no que ocorre na temporada de caça, na Antártida, onde estes animais, mesmo estando no Santuário de Baleias do Oceano Antártico, protegidos por lei, são abatidos de forma cruel, por puro interesse comercial.

Com uma sensação de renovação, seguimos nesta frente de batalha, com a esperança de que possamos ver estes belos animais, extremamente inteligentes e sociáveis, nadando livres pelos mares do planeta sem a interferência dos humanos.