Notícias

Uruguai aprova criação de santuário para baleias e golfinhos

Por Carolina Andrade, Coordenadora de Projetos da OCC, voluntária da Sea Shepherd Uruguai 

Foto cedida por Martin Acosta Rodriguez

Boa notícia para os nossos clientes: o Uruguai tem agora um Santuário de Baleias!

Na terça-feira 3 de setembro de 2013, o Parlamento uruguaio aprovou por unanimidade a criação de um santuário para as baleias e outros cetáceos.

A criação deste santuário de baleias é uma grande conquista para os nossos cidadãos, uma grande conquista para o mundo, mas, principalmente, uma grande conquista para as baleias e os golfinhos.

O santuário de baleias foi proposto pela primeira vez em 2002, por um pequeno grupo sem fins lucrativos, a Organização para a Conservação de Cetáceos (OCC). Esta campanha estava em andamento há vários anos, como um projeto participativo baseado na comunidade, principalmente de crianças em idade escolar, e das autoridades nacionais e locais.

Anos mais tarde, em 2010, graças a condições políticas, ambientais e sociais mais adequadas, a campanha foi retomada, com o apoio de organizações nacionais e internacionais. Em 2012, o projeto de lei foi apresentado mais uma vez perante a Comissão de Meio Ambiente e perante o Parlamento por um grupo de estudantes, que eram os principais promotores. As crianças representaram a proposta com os documentos em sua própria caligrafia, e simbolicamente ocuparam os assentos dos representantes. Finalmente, na terça-feira, o Parlamento uruguaio aprovou por unanimidade (62-0) o estabelecimento do Santuário de Baleias. Esta lei declara toda a Zona Econômica Exclusiva no Uruguai um santuário de baleias e golfinhos, onde estes animais serão protegidos.

“Este é um momento histórico para o Uruguai e para o mundo inteiro”, disse Rodrigo García Píngaro, fundador e diretor-executivo da OCC, após a votação histórica. “Isso mostra que os países latino-americanos estão cada vez mais unidos na proteção de baleias e outras espécies marinhas nas suas águas costeiras”. Antes da votação, o deputado Gerardo Amarilla, ex-presidente da Comissão Nacional do Meio Ambiente , destacou que a partir de hoje, todos os grandes projetos de desenvolvimento ao longo da costa do Uruguai vai exigir regulamentações ambientais mais rigorosas e a aplicação antes de serem oficialmente aprovadas. “Nosso objetivo é criar um Uruguai natural”, observou ele.

A criação deste santuário de baleias é uma grande conquista para os nossos cidadãos, uma grande conquista para o mundo, mas , principalmente, uma grande conquista para as baleias e os golfinhos. Há muito trabalho a ser feito para protegê-los, e isso é necessário agora mais do que nunca.