Destaque, Notícias

Tubarões, Baleias, Golfinhos e uma Sereia no Primeiro Veg Borá de 2017, no Rio de Janeiro.

No dia 29 de janeiro de 2017, a Associação Atlética de Vila Isabel, na zona norte da cidade, recebeu o VegBorá, o evento vegano mais querido do Rio de Janeiro.

Mais de quarenta expositores levaram o que há de mais saboroso no mercado vegano, além de cosméticos, produtos de higiene pessoal, até mesmo para bebês.

Crédito Indi.us

O Instituto Sea Shepherd Brasil estava lá, estimulando a conscientização ambiental e apresentando seu trabalho de defesa, conservação e proteção dos oceanos, além é claro, de apoiar e divulgar o veganismo, instituído nos navios da organização desde 1998.

O veganismo é um posicionamento ético e um movimento mundial que visa o bem estar dos animais, dos humanos e do planeta. A filosofia vem ganhando cada vez mais adeptos na sociedade brasileira. Segundo dados do IBOPE, o país tem 8% da população adepta da causa.

Crédito Indi.us

E dentro desta posição ética, abordamos, principalmente, a importância do não consumo de animais marinhos e a preservação dos elasmobrânquios – tubarões e raias – consumidos em larga escala no Brasil, através da carne de cação. Sim, para quem não sabe, cação é tubarão e vice-versa.

Este consumo indiscriminado da carne de cação está causando forte declínio populacional nos tubarões e no litoral brasileiro, 82 espécies de tubarão registradas, duas foram extintas no país entre as décadas de 1970 e 1980. “Apesar de existir um preconceito contra o tubarão como sendo uma espécie ruim e perigosa, esta é uma espécie muito importante e positiva no controle do equilíbrio ambiental marinho”.

As futuras gerações, tão importantes para o futuro do planeta, não foram esquecidas e a voluntária Luciane Ribeiro, caracterizada de Sereia, chamou a atenção das crianças presentes ao evento. Com desenhos e pinturas, a “nossa” Sereia pode transmitir de uma forma lúdica, a necessidade de proteger a vida marinha.

 

 

Crédito: Indi.us

Crédito: ISSB

Agradecemos a Ysis Neves, organizadora do Veg Borá, pelo convite e atenção. Muito obrigado !

Fazemos o convite para que nos prestigiem no próximo Veg Borá, que se realizará no dia 19 de fevereiro, no Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP), Colégio Santo Amaro, Rua Dezenove de Fevereiro, 172, Botafogo, Rio de Janeiro, no horário das 12 horas às 18 horas.

Crédito: ISSB

Crédito: Indi.us