Os baleeiros japoneses têm aumentado sua agressividade, jogando ganchos de ferro nos botes da Sea Shepherd.
Dois tripulantes do Steve Irwin foram atingidos no ombro com os ganchos de ferro atirados, e um tripulante foi atingido duas vezes no rosto por uma longa vara de bambu.
O Yushin Maru n° 2 continua na cola do Steve Irwin. O incidente ocorreu às 03:00 horas, horário australiano, a 64 graus e 17 minutos ao Sul, e 155 graus e 41 minutos a leste. Isso é cerca de 300 quilômetros ao norte da Península Mawson, fora da costa Antártica da Ilha George V.
“Nossos pequenos barcos estavam tentando retardar o arpoador japonês Yushin Maru n° 2, que estava agressivamente seguindo o Steve Irwin”, disse o Capitão Paul Watson.
O tripulante americano Brian Race (25), de Nova York, foi espetado duas vezes no rosto com uma vara de bambu, e teve lacerações acima de seu olho direito e no nariz.
Russell Bergh (35), da África do Sul, um cameraman do Animal Planet, foi atingido no braço direito e no ombro com um gancho de ferro jogado do navio arpoador, resultando em profundas contusões.
O fotógrafo Guillaume Collet (27), da França, também foi atingido no braço direito e no ombro por um gancho de ferro, resultando em profundas contusões.
Não houve ferimentos provocados por nenhum membro da tripulação da Sea Shepherd na tripulação a bordo do navio japonês.
Dois dos três navios arpoadores estão seguindo a Sea Shepherd, efetivamente nocauteando dois dos três barcos da matança.
“Estamos quase no limite da fronteira leste de sua área de caça auto-atribuída”, disse o Capitão Watson. “Estamos chegando perto”.
Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil