Notícias

Steve Irwin parte de Broome para dar início à Operação Kimberley Miinimbi

Rodney Augustine apresenta símbolos de significado cultural ao capitão Malcom Holland durante a cerimônia da fumaça. Foto: Tim Watters

Domingo, dia 22 de julho, o Steve Irwin, sob o comando do capitão Malcolm Holland, deixou Seaworks Williamstown, em Melbourne, na Austrália, a caminho de Broome, num esforço derradeiro para salvar o maior berçário de baleias jubarte do mundo.

O Steve Irwin teve uma emocionante cerimônia da fumaça como despedida, feita por Rodney Augustine, que é Nyul Nyul e Jabir Jabir, e cujo país de mar e terra está em risco devido à plataforma de gás proposto para Woodside.

A cerimônia foi feita para guiar o navio e a tripulação em segurança até Walmadan (o nome indígena para a James Price Point). Rodney também entregou ao capitão Holland diversos itens para sua jornada até Walmadan, que incluíram uma concha simbolizando a força de Rodney que foi lhe dada por seus anciãos e recipientes contendo cinzas de todas as cerimônias realizadas por Rodney para educar as pessoas em Melbourne sobre Walmadan, bem como cinzas do fogo sagrado da tenda-embaixada em Camberra. Os tripulantes do Steve Irwin emocionaram-se com a experiência e, após, Rodney falou sobre a importância da operação Kimberly Miinimbi.

O líder de campanha da Operação Miinimbi, Bob Brown, afirmou que “a resposta do público ao nosso anúncio de que o navio da Sea Shepherd, Steve Irwin, está a caminho do berçário de baleias de Kimberley foi acalorada. O público australiano está apoiando esta empreitada para salvar o berçário de baleias jubarte das ameaças da proposta de fábrica de gás de Woodside em Kimberley pela JPP. Convidamos todos os deputados federais a juntarem-se a nós para ver as baleias no seu esplendor natural.”

O gerente de embarcação do Steve Irwin, Beck Straussner, afirmou que “por muitos anos tenho estudado as jubarte usando uma licença para espécies ameaçadas e passei milhares de horas realizando pesquisa no santuário de reprodução delas. Do ponto de vista de um pesquisador, é fácil ver que o impacto devastador que o projeto de plataforma de gás proposto causará. Com a colaboração de Bob Brown, penso que vamos expor os fatos e permitir que as pessoas tomem uma decisão baseada em informações. Nossos apoiadores querem que seus filhos vejam baleias não só num livro, mas bem ali em águas australianas. Existem somente alguns poucos locais de reprodução restantes no planeta. A ponta James Price é tão rara e única, ela precisa ser protegida.”

Rodney Augustine com a tripulação Sea Shepherd. Foto: Tim Watters

O diretor australiano Jeff Hansen disse que “o berçário de baleias jubarte de Kimberley é de importância e preocupação globais. Se nossos deputados federais permitirem que essa plataforma de gás seja instalada, será bastante hipócrita a condenação do governo australiano aos baleeiros japoneses, simplesmente pelo fato de que a realidade é a de que, se o governo federal permitir o projeto da plataforma de gás, haverá morte de baleias no maior berçário de jubartes do mundo. Até a Autoridade de Proteção ao Ambiente da Austrália Ocidental afirmou que golpes de embarcações têm o potencial de afetar as baleias de modo adverso.”

Qualquer um que tenha amor pelas baleias deve ir até a James Price Point, pois se essa plataforma de gás for, de fato, instalada, será a última chance que os australianos e o mundo terão de ver o maior berçário de baleias jubarte do mundo antes que a Woodside coloque uma enorme e feia plataforma de gás bem no meio dele.

O Steve Irwin chegará a Broome no sábado, dia 4 de agosto, quando diversas viagens de propaganda começarão a ser feitas até James Price Point, numa vigília para chamar atenção para os inúmeros partos que ocorrem na região da proposta instalação.

Pedimos que escrevam para sua excelência Tony Burke, ministro federal do ambiente, anunciando que você é contra a plataforma de gás na ponta James Price.

The Honorable Tony Burke MP
Minister for Sustainability, Environment, Water, Population and Communities
PO Box 6022
House of Representatives, Parliament House
Canberra ACT 2600
[email protected]

Rodney Augustine, Nyul Nyul e Jabir Jabir, realiza uma cerimônia da fumaça para a tripulação da Sea Shepherd. Foto: Tim Watters

Traduzido por Carlinhos Puig, voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil