Borrifos, Notícias

Semana de observacao de cetáceos Ilhabela

Setembro 2019, Baleias em Ilhabela – O final da temporada a partir do ponto fixo de observação de cetáceos do Viva Instituto Verde Azul desenvolveu atividades científicas em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, para estudos de comportamento das jubartes.

O estudo com o grupo de pesquisadoras no bairro Borrifos, no extremo sul do arquipélago, garantiu várias perguntas e respostas da jornada anual destes grandes mamíferos marinhos em São Paulo, até então pouco reconhecido nas rotas anuais de imigração. Nos meses de maio, junho e julho foram os picos de observação das baleias no local. Uma rede de contatos de pesquisadores, observadores no mar e em terra puderam avistar grupos, comportamentos de descanso, alimentação, acasalamento, reprodução e do querido filhote recém-nascido batizado de Jubinha.

Os 366 registros foram feitos no ponto fixo do Viva Instituto Verde Azul movido pela equipe de cientistas especializadas, com equipamentos, metodologias científicas e trabalho árduo.

Os trabalhos continuam com ainda mais perguntas pela ciência. Sea Shepherd Brasil que já se prepara para a próxima temporada de baleias, na região de Ilhabela e São Sebastião, com a certeza de encontrar muitas respostas para a defesa, conservação e proteção dos cetáceos.

Agradecimentos especiais à equipe do Viva Instituto Verde Azul que recebeu em suas instalações a equipe da Sea Shepherd Brasil numa breve cooperação nos avistamentos.

O estudo de observação das baleias jubarte com o grupo de pesquisadoras no Borrifos, no extremo sul do arquipélago, garantiu várias perguntas e respostas da jornada anual destes grandes mamíferos marinhos em São Paulo, até então pouco reconhecido nas rotas anuais de imigração.

Nos meses de maio, junho e julho foram os picos altos de observação das baleias no local e numa rede de contatos, pesquisadores, observações em mar e em terra pudemos avistar grupos, comportamentos de descanso, alimentação, acasalamento, reprodução e o querido filhote recém nascido batizado de Jubinha.