Editorial

Sem Proteção – Sem esperança

Comentário de Gary Stokes – Sea Shepherd Hong Kong

Foto: Gary Stokes

Foto: Gary Stokes

Eu nunca soube quem Dr. Giam Choo Hoo era até alguns meses atrás, quando li sobre ele em um relatório que obtivemos. Desde então venho conhecendo Dr. Giam razoavelmente bem, para alguém com quem nunca encontrei.

Tenho freqüentemente me perguntado sobre a loucura por trás de organizações como a CITES, e teorias da conspiração têm ocorrido em abundância. Ao ler esse relatório de 50 páginas, elas não são mais apenas teorias da conspiração, mas sim fatos reais. O relatório destaca um importante caso de “conflito de interesses”, no qual o principal culpado, Dr. Giam Choo Hoo, usa sua posição de poder para influenciar e fazer lobby com aqueles dentro da CITES contra qualquer proteção de espécies de tubarão.

Com 100 milhões de tubarões sendo mortos todo ano, e todos os cientistas e ONGs alertando para a proteção de muitas das espécies de tubarões, até meu filho de 4 anos de idade pode enxergar que isso é insustentável e deve ser parado. No entanto, a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção), órgão das Nações Unidas com poder de monitorar e banir o comércio (se necessário), permanece impotente e flácida quando se trata de tubarões.

Foto: Gary Stokes

O próprio relatório poderia ser transformado em um best-seller internacional, sendo personagem principal um doutor perverso com intenção de abater e aniquilar os tubarões do mundo. Outros personagens também se escondem em suas páginas, dos chefões da indústria de tubarão fechados em seus escritórios, autores internacionais, um ex-presidente da CITES, e até a aparição de um convidado especial, Sr. Glenn Inwood, apenas para acrescentar mais sabor e tempero à estória. Glenn é mais famoso por seu papel como relações-públicas de estimação dos baleeiros japoneses, ele também tem estado ocupado ajudando a indústria de barbatana de tubarão e o doutor em suas campanhas anti campanhas anti-finning.

Sem a remoção do Dr. Giam e a introdução de ressalvas para “conflitos de interesses” à CITES, NADA estará protegido e a biodiversidade de NOSSO planeta vai ficar nas mãos daqueles cujo único desejo é explorar para sua ganância pessoal.

Chegou a hora de AGIR!

Assine e compartilhe a petição: https://www.change.org/petitions/save-the-sharks-help-us-remove-dr-giam-from-cites
Leia o blog de Frank Pope: Conversando com o Chefão do Finning (em inglês)

Tubarão tendo sua barbatana cortada. Foto: Gary Stokes

Tubarão tendo sua barbatana cortada. Foto: Gary Stokes

Traduzido por Drica de Castro, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil