O Yushin Maru Nº3 encontra-se ao lado leste da Ilha Macquarie e o Shonan Maru Nº2 encontra-se ao lado oeste da Ilha Macquarie. Isto criará dificuldades para o Steve Irwin e o Bob Barker realizarem uma transferência de combustível enquanto tentam despistar os navios japoneses, que perseguem o navio da Sea Shepherd impedindo que se aproximem do Nisshin Maru.
Apesar de terem sido condenados a ficar fora das águas territoriais da Austrália, os dois navios japoneses entraram, não apenas nas 200 milhas náuticas da zona econômica exclusiva da Austrália, onde foram proibidos de entrar, mas também entraram nas 12 milhas náuticas da Ilha Macquarie para não perder de vista o Steve Irwin e tentar pegar o Bob Barker.
O capitão Paul Watson decidiu redirecionar os dois navios da Sea Shepherd para a Ilha Auckland, onde será mais difícil para os navios japoneses se aproximarem, pois não serão autorizados a entrarem no limite de 12 milhas, e a Sea Shepherd poderá usar as baías da Ilha Auckland para sair do alcance do radar dos navios japoneses.
As autoridades da Nova Zelândia nos asseguraram que os navios baleeiros japoneses não serão autorizados a entrarem na zona econômica exclusiva da Nova Zelândia. A Ilha Auckland, portanto, é um local mais seguro para uma transferência de combustível.
Após o reabastecimento, os dois navios da Sea Shepherd irão retornar para o sul para perseguir o abatedouro flutuante, Nisshin Maru, fora da costa da Antática. Devido ao nevoeiro e à distância, não temos fotos dos navios japoneses com a ilha ao fundo. O Yushin Maru Nº3 estava a 11 milhas e o Shonan Maru Nº2 a 14 milhas de Macquarie. Estas fotos foram tiradas um mês atrás, quando o Yushin Maru Nº3 estava em Macquarie com o Bob Barker.
Traduzido por Danielle Vasques, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil