Terça-feira, 25 de janeiro de 2011.
Posição: 70 graus e 45 minutos ao sul
171 graus e 45 minutos a oeste
Navios envolvidos: baleeiros japoneses – Nisshin Maru, Yushin Maru 1 e Yushin Maru 2
Sea Shepherd Conservation Society – Steve Irwin
Em rota – Bob Barker e Yushin Maru 3
Após uma perseguição de 26 dias, cobrindo mais de 4.000 milhas, o Steve Irwin encontrou com o Nisshin Maru às 18:00 horas (horário australiano), em 25 de janeiro de 2011.
“Finalmente encontramos este navio serial killer, e daqui em diante, pretendemos nos grudar na sua traseira até o final da temporada de caça às baleias”, disse o Capitão Paul Watson a bordo do Steve Irwin. “Essa frota baleeira pertence a nós agora – comporta, estoque, e arpão fumegante”.
Os navios da Sea Shepherd Conservation Society, Steve Irwin, Bob Barker, e Gojira, encontraram a frota baleeira japonesa em 31 de dezembro de 2010, antes que os baleeiros tivessem a oportunidade de matar uma só baleia. Infelizmente, dois dos navios arpoadores bloquearam a aproximação do Nisshin Maru e o navio-fábrica conseguiu fugir, com os dois arpoadores seguindo os dois maiores navios da Sea Shepherd informando nossos movimentos para facilitar a fuga deste. O Gojira foi impedido de seguir o Nisshin Maru imediatamente, devido às condições de gelo arriscadas.
O Gojira se manteve à frente do Steve Irwin e do Bob Barker, já que o Nisshin Maru fugiu para oeste. Em 10 de janeiro, o Gojira encontrou o navio de reabastecimento Sun Laurel. Em 12 de janeiro, o Bob Barker e o Steve Irwin encontraram o navio-tanque e começaram a seguir o navio de propriedade coreana, permitindo ao Gojira continuar a oeste em busca do Nisshin Maru.
O Sun Laurel seguiu rumo ao norte e leste com a finalidade de aumentar ao máximo a distância entre o navio-fábrica e eles. Os navios da Sea Shepherd continuaram seguindo o Sun Laurel, sabendo que era essencial para cortar os suprimentos para a frota baleeira. Com dois dos três navios arpoadores nos seguindo por 23 dias tivemos a confirmação de que esses dois navios não tinham conseguido matar nenhuma baleia.
Com o Sun Laurel rumo ao leste e mais próximos do Chile do que da Nova Zelândia, o Capitão Watson aproveitou uma oportunidade para fugir em 18 de janeiro. O Bob Barker continuou acompanhando o Sun Laurel, com um navio arpoador ainda o seguindo. O outro navio arpoador, tendo perdido o Steve Irwin, partiu para encontrar o Nisshin Maru.
O Gojira estava seguindo o progresso do Nisshin Maru, lançando balões meteorológicos equipados com câmeras remotas e detectores de radar. Infelizmente, o Gojira teve um problema com as bombas de combustível e o Capitão Locky MacLean preferiu retornar ao porto Hobart para substituir as bombas. Esta decisão foi mantida em sigilo, a fim de manter o Nisshin Maru correndo até que o Steve Irwin pudesse se aproximar.
Em 23 de janeiro, o Capitão Watson tomou uma decisão arriscada, cancelando a perseguição do Bob Barker ao navio de abastecimento Sun Laurel. Sua preocupação era que o Nisshin Maru, com dois navios arpoadores, poderia começar as operações de caça às baleia no Mar de Ross em poucos dias.
O Bob Barker foi instruído a seguir ao sul, como um chamariz para o Yushin Maru, enquanto o Steve Irwin entrou no mar de Ross.
E hoje, depois de uma perseguição de 26 dias, o Nisshin Maru foi finalmente encontrado, agora o Steve Irwin está na sua traseira. O Bob Barker, a cerca de 300 quilômetros de distância, foi instruído a se juntar ao Steve Irwin.
Infelizmente, a frota baleeira japonesa parece ter começado suas operações baleeiras ilegais. Há uma baleia atualmente sendo massacrada no convés. O objetivo da Sea Shepherd agora é ter certeza de que esta baleia é a última a ser morta nesta temporada.
A frota baleeira foi pega em um compartimento de gelo no mar de Ross, e foge para o leste, no gelo. O Steve Irwin pretende seguí-la.
Não há dúvida de que esta temporada será um desastre financeiro para a frota baleeira japonesa.
“Nós estamos indo bem em nossa missão de afundar economicamente essa frota baleeira”, disse o Capitão Watson. “Agora vamos perseguí-los através dos portões congelados do inferno se for necessário, mas vamos parar suas operações ilegais… estou confiante disso!”
25 de janeiro de 2011
O Yushin Maru 1 e Nisshin Maru são encontrados, e então fogem pelos campos de gelo
video:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QDIY6s6Iv9Q&feature=related[/youtube]
O navio baleeiro japonês Yushin Maru 1 abre caminho através de fragmentos de gelo com o navio-fábrica Nisshin Maru seguindo atrás. (1:14 sem áudio)
Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB.